dimanche 27 juin 2010

MORGES - REABERTURA DA CAPELA DA LONGERAIE

Era com evidente satisfação e alegria que os católicos das diversas comunidades da região de Morges – de língua francesa, portuguesa, italiana e espanhola – marcavam presença em grande número no primeiro domingo de Maio, para a reabertura da Capela da Longeraie.
Foi mesmo uma feliz coincidência – ou, quem sabe, não terá sido antes um sinal que Nossa Senhora nos deu? – que esta reabertura tenha acontecido no início do mês de Maio, o mês de Maria (pois estava prevista para bastante mais cedo, mas os diversos atrasos empurraram-na para… o mês da Mãe!).

Depois de 8 meses encerrada para obras (mais exactamente, desde Setembro de 2009), a possibilidade desta capela voltar a ser utilizada e com muito melhores condições de som e de luz (duas grandes melhorias que se notam imediatamente!) torna-se motivo de grande contentamento, especialmente para a Comunidade de língua Portuguesa, aquela que mais utiliza aquele espaço sagrado.
A celebração do dia 2 de Maio iniciou-se no exterior da igreja, no parque que fica entre o Hotel e o Salão de ginástica. Bem no meio, no espaço ajardinado, tinha sido plantado, dias antes, um carvalho, para substituir o chorão que estava junto à torre e foi arrancado.
Pela hora marcada – 17 horas – monsenhor Rémy Berchier, vigário geral da Diocese e em representação de dom Bernard Genoud, bispo de Lausana, Genebra e Friburgo, rodeado pelos sacerdotes e por todo o povo presente, benzeu a referida árvore, que é sinal da vida e da perenidade, desejando que ali possa crescer e viver durante muitos e muitos anos. E ajuntou ao tronco 3 ou 4 pazadas de terra adubada, mostrando tal jeito para manobrar a pá que a todos impressionou!

Já dentro da capela, iniciámos a celebração festiva da Eucaristia (nós, portugueses, temos por hábito chamar-lhe “igreja”, mas na verdade trata-se de uma capela, pois era a capela do Colégio Salesiano que ali existiu, onde agora é o hotel; o termo “igreja” é reservado para a “igreja paroquial”, que se situa na Rue Louis de Savoie, centro da cidade de Morges).
A Eucaristia, embora seguindo o seu percurso normal, teve alguns momentos próprios de uma celebração especial como era aquela. Por exemplo: fez-se a bênção da água e a
aspersão da capela e da assembleia; e também a incensação e a bênção do altar.
À Comunidade de língua Portuguesa coube a tarefa de participar em diversos momentos e fê-lo sempre com muito brio. Coube-nos proclamar a segunda leitura e a terceira intenção da oração universal. Também o nosso coro entoou – e bem! – um dos cânticos da comunhão.
No ofertório, houve igualmente uma grande participação da Comunidade Portuguesa. Para além das 2 pessoas da Comunidade que trouxeram ao altar 2 patenas com as hóstias para a Eucaristia, um outro trouxe a nossa bandeira (e até foi necessário emprestar um “porta-estandarte” português…à Espanha!) e foram bastantes as crianças portuguesas que vieram trazer uma flor ao altar. Aliás, uma das notas da celebração foi precisamente a presença de muitas crianças, adolescentes e jovens portuguesas: as famílias trouxeram os seus filhos e o Grupo de Jovens também disse presente! Muito obrigado por essa presença da gente nova, que deu outro colorido à celebração…
No lado oposto da idade (mas com muita juventude de alma!) estiveram os 3 sacerdotes salesianos, que há muitos anos por ali andaram no seu antigo Colégio (agora transformado em Hotel, como se sabe) e não quiseram faltar ao convite para estarem presentes na reabertura da capela. Para eles, houve uma palavra de especial agradecimento e, apesar do peso dos anos, mostraram muita alegria e satisfação pelas obras feitas na sua «antiga» capela.
Esta capela da Longeraie foi construída entre 1954 e 1957, ano em que foi inaugurada, para servir precisamente os alunos do Colégio Salesiano que ali funcionava. Está dedicada a São Domingos Sávio, um santo adolescente que morreu com 15 anos incompletos, sendo discípulo e aluno de São João Bosco.

A GRANDE FESTA DA COMUNIDADE PORTUGUESA

Se é certo que o dia 2 de Maio foi de festa para todos, também é verdade que, para nós, comunidade Portuguesa, a verdadeira «reabertura» da capela seria nos dias 12 e 13.
Aproveitando a coincidência de o dia 13 ser feriado e dia santo na Suíça (festa da Ascensão), a nossa Comunidade achou por bem celebrar a Senhora de Fátima nesses dias. Foi também uma forma de estarmos unidos aos muitos milhares que se encontravam na Cova da Iria e, particularmente, ao santo Padre.
Assim, no dia 12 à noite, a capela da Longeraie encheu-se para a recitação do Terço, que foi rezado em 4 línguas: para além da nossa, rezou-se em francês, italiano e espanhol. Em cada mistério foi feita uma pequena reflexão na língua respectiva, sempre intercalado com cânticos apropriados a Nossa Senhora entoados pelo coro e por todos os presentes (não há português que não saiba de cor os cânticos de Fátima).
Após o terço, saímos em procissão, com a imagem da Senhora no andor. Quase todos os presentes participaram na procissão, apesar das ameaças de chuva, seguindo atrás do andor e entoando os cânticos à Virgem, de todos conhecidos.
No final, já passava muito das 10 da noite, cada um regressou a sua casa, com o coração cheio de paz e alegria, e ainda a tempo de ver o final das celebrações de Fátima, presididas pelo papa Bento XVI.
Dia 13, celebrámos na Longeraie a primeira Eucaristia em língua portuguesa desde Julho passado, a da Festa de Nossa Senhora de Fátima, que se concluiu com a comovente procissão do adeus e um «até para o ano».
No Domingo, 16 de Maio, a capela recebeu a celebração da Primeira Comunhão para 28 crianças da nossa Comunidade.
Pe. José Anastácio Alves

Aucun commentaire: