dimanche 27 juin 2010

EM NOSSA AJUDA

A festa do Pentecostes celebra a vinda do Espírito Santo em nossa ajuda. É fruto da promessa de Jesus aos discípulos.
Manifesta o amor de Deus nos nossos corações. É Dom que nos convida a vivermos em doação e a atingirmos a maturidade emocional.
Este Dom reveste tantas formas quantas as necessidades em que se encontram as pessoas e as comunidades.
A sabedoria faz-nos realistas e consequentes no nosso agir; ajuda-nos a assumir construtivamente a vida concreta.
A inteligência capta os desafios da mudança e as suas exigências, desperta em nós a capacidade de adaptação ou de contestação; ajuda-nos a compreender e a interpretar os factos.
O conselho leva-nos a procurar o que é melhor para cada pessoa e comunidade; gera em nós a liberdade e o gosto pela ajuda fraterna, sem esperar recompensa.
A piedade eleva e amadurece os nossos sentimentos, protege-nos do egoísmo e da preguiça, faz-nos sentir a alegria de ser dom, de experimentar a felicidade na doação.
A ciência oferece-nos um rumo consistente na vida e liberta-nos de medos perturbadores; suscita em nós uma relação sadia baseada na confiança e na colaboração.
A fortaleza robustece o nosso ânimo e enche-nos de coragem para sermos coerentes, mesmo nas dificuldades; revigora a nossa capacidade de amar.


O temor de Deus estimula-nos a ser fiéis e a realizar obras boas que, de outro modo não faríamos. É como o temor que a criança sente em desagradar aos pais. Faz-nos orientar os nossos impulsos, mesmo negativos, para objectivos superiores e construtivos.
Ajudados pelo Espírito, sentimo-nos mais aptos para sermos criaturas novas, testemunhando a força do Evangelho nos espaços onde vivemos e trabalhamos.

Pe. Aloísio

Aucun commentaire: