dimanche 27 juin 2010

AS COMUNIDADES EM FESTA

Desde a grande festa da Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo, que é a FESTA por excelência, que marca o tom a todas as festas litúrgicas e a vida de cada cristão, as comunidades da missão Católica de Língua Portuguesa, que está neste cantão de Vaud, e um pouco por toda a Igreja que peregrina na Suíça, tem desdobrado a Festa em outras festas muitas importantes. Entre elas destaco a Festa da Eucaristia.
Como noutras comunidades, assim aconteceu em Yverdon: a 18 de Abril. Depois Valentin: a 25 de Abril. Seguiu-se Vevey: a 02 de Maio e terminou Mon-Gré: a 09 de Maio.
Para além do sacramento da Eucaristia em si mesmo, é uma verdadeira festa ver o brilho nos olhos destas dezenas de crianças que recebem Jesus Eucaristia pela primeira vez. É uma festa também ver o orgulho dos pais, que ultrapassam, assim, metas importantes do crescimento [da fé?] dos seus filhos. É uma festa para as catequistas e a Missão, em geral, por ter cumprido a sua missão de anunciar Jesus Cristo, e de O levar, ressuscitado, vivo, digo mais, Fonte da Vida, para quem o quer receber.


Felizmente, alguns pais já são sensíveis e já não participam no ridículo de fazer passar os seus filhos [aqui, mais as filhas …], vestindo-os de noivos e de noivas, num claro contra testemunho de fé e num escândalo pelo dinheiro que se gasta, escusadamente. Muitos pais vestiram os filhos com alegria, sem dúvida, mas com uma roupa que pode ser usada no dia-a-dia. Para esses pais vai o obrigado da Missão por nos ajudarem a centrarmo-nos no PRINCIPAL.
Mas à volta deste assunto [como de tantos outros] a reflexão impõe-se: Em que Eucaristia participaram a esmagadora maioria das crianças no domingo a seguir a sua Primeira Comunhão? E no outro? E no outro … ?
Se a vida do cristão gravita em torno de Jesus Eucaristia, que significado tem terminar a catequese e logo as eucaristias se esvaziarem de pais e de crianças? E mesmo durante o ano catequético, por que nos sentimos obrigados a fazer “truques” para que as crianças - os pais das crianças – participem na eucaristia de cada domingo?
Com toda a compreensão que se possa ter em alguns casos, apetece-me dizer, com o título do livro de Daniel Sampaio: Inventem-se novos pais. Ou, se calhar, que os pais de hoje sejam como foram os seus pais, que assumiram verdadeiramente o compromisso do dia do baptizado de seus filhos: … e prometeis educá-lo na fé, para que, observando os mandamentos, amem a Deus e ao próximo, como Cristo nos ensinou? Sim prometo, respondeu cada um dos pais [pai e mãe].
Se não é à volta da Eucaristia de cada domingo que a comunidade cristã gravita, é à volta de quê? Para que existe, então a Missão? Para que estamos aqui, nós os padres e assistentes pastorais?

Como dizia, a reflexão impõe-se.


Pe. Zé Carlos

Aucun commentaire: