vendredi 8 octobre 2010

OUTUBRO, MÊS DO ROSÁRIO

Lembro-me bem de, em criança, ter dois colegas de escola e de brincadeiras que se chamavam « Rosário”: uma menina – Maria do Rosário, a quem chamávamos Rosinha – e um rapaz, Luís do Rosário – naturalmente conhecido por “Luís”.
Lembro-me de ter perguntado a minha mãe qual a razão por que aquele menino se chamava “Rosário”, julgando eu que este nome estaria reservado às meninas…
Lembro-me da resposta de minha mãe: “É porque nasceu no dia 7 de Outubro”.

Ao longo dos meus 20 anos de padre, tendo celebrado já umas boas centenas de baptismos (não andarão muito longe dos mil), somente por 3 ou 4 vezes alguém se me dirigiu, por ocasião de um nascimento, para perguntar o nome do santo do dia. Lembro-me da Ti Balbina, com os seus mais de 70 anos, ter vindo à missa no dia em que lhe nasceu o neto mais novo, para me perguntar: “Senhor padre, qual é o santo de hoje? É que a minha nora teve um menino esta manhã…”.
Lembro-me de lhe ter respondido: “Ora deixe lá ver, Tia Balbina, hoje, 29 de Janeiro, é São Pedro Nolasco”. O Pedro terá agora os seus 15 ou 16 anos, e conhece esta história. Perguntei-lhe há tempos: “Sabes, Pedro, por que razão tens esse nome?”. E ele respondeu-me: “Sei, sim senhor, a minha avó contou-me”.

Hoje, aonde é que os pais vão buscar os nomes dos filhos? Alguns, ingenuamente, respondem que não foram influenciados por ninguém, simplesmente gostaram daquele nome… Na verdade, porém, os gostos são influenciados pelas modas, pelos tempos…
E as modas de hoje podem não ser as de amanhã… O melhor mesmo é escolher os nomes que nunca passam de moda (José, João, Pedro, Filipe, Margarida, Sofia, Maria…)!

Tudo isto vem a propósito do mês de Outubro, chamado o MÊS DO ROSÁRIO (também é conhecido como Mês Missionário ou das Missões).
A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. É uma antiga devoção católica, e tem este significado: de cada vez que se reza uma Ave-Maria entrega-se à Virgem Maria uma rosa e por cada Rosário completo é-lhe entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo o Rosário, de igual modo, também tido como a mais importante de todas as devoções.
A oração do Santo Rosário surge por volta do ano 800, à volta dos mosteiros. Dado que os monges rezavam os salmos (que são150), os leigos, que na sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Ave Marias, ou seja 150 louvores em honra de Maria.
Segundo a tradição, a Igreja Católica recebeu o Rosário na sua forma actual em 1206, quando a Virgem teria aparecido a São Domingos e entregou-lhe o Rosário como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores. Desde então, a sua devoção propagou-se rapidamente em todo o mundo.
Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena, a meditação de um episódio da vida de Jesus ou de Maria e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios: 5 Mistérios Gloriosos (rezados à Quarta e ao Domingo), 5 Mistérios Gozosos (rezados à Segunda e ao Sábado) e 5 Mistérios Dolorosos (rezados à Terça e à Sexta).
Mais de 500 anos depois, em Outubro de 2002, no Ano Mariano, o papa João Paulo II fez uma pequena alteração ao Rosário, acrescentando-lhe os Mistérios Luminosos (que se meditam à Quinta-feira).

Mas por que motivo o Mês do Rosário é Outubro e não outro mês qualquer (o mês de Maio, por exemplo, como gostariam os devotos de Fátima)? Deve-se à festividade de Nossa Senhora do Rosário a 7 de Outubro. No dia 7 de Outubro de 1571, deu-se uma grande batalha naval, ao largo de Lepanto (cidade das costas da Grécia), opondo cristãos e turcos (muçulmanos). Dependendo do resultado do combate, as tropas turcas poderiam avançar por toda a Europa. O papa pediu então a todos os católicos que rezassem o Terço para que Nossa Senhora alcançasse a vitória dos cristãos.
Segundo a História, a batalha foi muito rápida, pois durou apenas 3 horas. E apesar das tropas turcas serem consideradas mais fortes, os cristãos venceram de maneira surpreendente! O resultado da Batalha foi considerado um verdadeiro Milagre, atribuído à intercessão de Nossa Senhora e à oração do Rosário. É essa a razão pela qual, ainda hoje, se celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário no dia 7 de Outubro e todo este mês é chamado «Mês do Rosário».
Esta festividade é um verdadeiro desafio e um apelo para que cada um de nós – e cada uma das nossas famílias – através da oração (e em particular da oração do terço), coloque em Maria, Mãe e Protectora, o seu olhar e a sua Esperança.


Pe. José Anastácio Alves

Aucun commentaire: