vendredi 8 octobre 2010

BEM-HAJAS, PADRE ALOÍSIO...

Marcaste indelevelmente a realidade da Missão Católica de Língua Portuguesa neste Cantão de Vaud (MCLP-VD). Fizeste um enorme esforço de aproximação e abertura da MCLP-VD em todos os sentidos e direcções.
Na comunidade de Yverdon, ao longo de seis anos, na comunidade de Lausanne, ao longo de quatro anos, marcaste, com a tua simplicidade e disponibilidade o coração de quantos te procuravam e de quantos te aproximaste.
Na relação com os teus irmãos no sacerdócio de Cristo, foste de uma solicitude e de uma amizade ímpar. Mesmo que, por vezes, incompreendido, não deixaste de fazer tuas as suas alegrias e tristezas, num verdadeiro martírio (testemunho) de quem se dá sem procurar retorno.
Com os padres que chegavam para aqui trabalhar, onde me incluo eu, tudo fizeste para que se sentissem em casa, para que a ruptura gerada com a saída do país natal tivesse o menor impacto possível. E, por mim falo, conseguiste e de que maneira. Tornaste tudo tão fácil com a tua amizade sincera.
Estás tão só a duas horas de distância, mas sem dúvida que é diferente: já não estás na porta ao lado, onde a qualquer hora podia bater, para contigo trocar duas de conversa (bom, ok, também duas ... de cerveja, não mais... quatro? ... enfim ...). Quantas gargalhadas, quantas preocupações, quantos problemas, quanta dor partilhadas e, assim, suavizadas pela partilha amiga e ajuda mútua.
A excelente recepção que a Comunidade de Lucerna te fez, na pessoa do seu Presidente, foi mais que merecida. As excelentes condições que te proporcionaram deixam-me numa alegria sem fim. Estou certo que o excelente trabalho que por cá fizeste o vais fazer também aí.
Que a Senhora do Rosário continue a ser a tua companheira de viagem e que o nosso Bom Deus te cumule das suas bênção e faça frutificar cem por um o teu trabalho.

Até sempre, amigo!


Pe. José Carlos


P. S. - Ah! Não penses que te livraste de nós...

Aucun commentaire: