vendredi 8 octobre 2010

NOVOS PRESBÍTEROS PARA A MCLP

Com a partida do Pe Aloísio para Lucerna, a Unidade Pastoral (UP) da Missão Católica de Língua Portuguesa no Cantão de Vaud (MCLP-VD) sofreu uma reorganização. Antes de partir, o Pe. Aloísio fez todos os esforços para que mais dois padres viessem trabalhar para a nossa UP. E conseguiu. De origem brasileira, temos connosco e em pleno trabalho os padres Pedro e Hélder, membros desta família que fala português.
O Pe. Hélder chegou no dia 02 de Setembro e logo nesse dia teve a sua apresentação aos Conselhos das Comunidades (CC) da MCLP-VD onde já trabalha: Nord-Vaudois (Orbe e Yverdon-les-Bains) e Broye (Payerne).
O encontro foi em Yverdon, onde foi apresentado e onde se combinou com os membros dos diferentes CC’s o desenrolar da apresentação do novo presbítero à restante comunidade, na eucaristia de domingo.
Logo de seguida, tivemos uma partilha de comes-e-bebes muito agradável e que contribuiu para acentuar o agradável ambiente criado e proporcionou um tempo para que cada pessoa pudesse dialogar um pouco com o Pe. Hélder.

O Pe. Pedro chegou no dia 01 de Setembro, mas foi no dia 03 que, em Montreux, foi apresentado aos CC’s da Riviera (Vevey, Montreux e Aigle).
Tudo começou com uma visita guiada pelo Pe António Lopes à bonita igreja de Montreux. Aí o Pe. Lopes pôs o Pe. Pedro ao corrente de tudo o que era necessário para se sentisse à vontade quando viesse celebrar a eucaristia.
Chegados ao edifício da antiga Missão de Montreux, esperava-nos um excelente manjar: chanfana de cordeiro (perdoem-me se não é este o nome: só sei que estava excelente) preparada pelo Carlos Abrantes.
No fim (imaginem o sacríficio ...) foram as apresentações oficiais. Também aqui se combinou com os membros dos diferentes CC’s o desenrolar da apresentação do novo presbítero à restante comunidade, na eucaristia de domingo.
Tempo de conversa, tempo para se colocarem assuntos em dia e assim terminou este agradável encontro.

Ao Pe. Hélder e ao Pe. Pedro as nossas boas-vindas. Muito obrigado pela vossa disponibilidade em trabalhar nesta parcela do povo de Deus que fala em português, nestas terras helvéticas.
Esperamos que vos sintais muito bem entre nós.

Aucun commentaire: