vendredi 8 octobre 2010

NOVOS SACERDOTES APRESENTAM-SE: PADRE PEDRO

Nasci em Lago da Pedra, Estado do Maranhão, no dia 6 de Dezembro de 1970. Meus pais José Benedito de Paulo (já falecido) e minha mãe Maria Lucimar Pereira de Paulo sempre participaram na Igreja e desde cedo ensinaram aos filhos o caminho de JESUS. Na igreja diante do testemunho e do zelo de frades alemães despertei desde cedo para a vida sacerdotal, ao tempo que admirava a coragem e audácia com que aqueles frades tinham deixado para trás uma vida e partido para uma terra distante numa época em que os meios de comunicações ainda eram muito precários. Diante de tal realidade despertei para um sonho de um dia também poder retribuir por tão grande generosidade. Partir em missão, partilhar de nossa pobreza de vocações passou a fazer parte do meu ideal de vida.
Em Fevereiro de 1988, deixei o lar paterno e parti para Bacabal para cursar o ensino médio, morando nesta cidade por 3 anos em casas de famílias que acolhiam os vocacionados, período em que estudava, trabalhava e participava do grupo vocacional, grupo de jovens e participava da liturgia na igreja São Francisco de Assis.
Em Fevereiro de 1991 deixei a cidade Bacabal e parti para São Luís ainda no meu Estado do Maranhão para ingressar no Seminário Interdiocesano Santo António. Após 5 anos de estudos, vi me obrigado a pedir um tempo, não desistindo, mas tendo a certeza de retornar algum tempo depois, o que realmente se concretizou. Neste período fiquei em Minas Gerais, onde trabalhei e continuei minha vida de Igreja, também ajudando em uma paróquia.
Em Minas Gerais ouvi um apelo da Igreja do norte daquele Estado.
Ingressei no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, onde estudei teologia, não chegando a concluir ali os teológicos, pois acompanhei meus pais que estavam retornando para o Nordeste. Em Teresina, no Estado do Piaui, durante aquelas ferias de Dezembro de 2000 reflecti bastante chegando a conclusão de deixar o seminário de Montes Claros para ficar mais próximo dos meus pais que necessitavam de minha atenção, e naquele período mais ainda meu pai que necessitava de cuidados especiais.

Em Fevereiro de 2001 em Teresina, no Estado do Piaui, estudei por um ano o curso de teologia, vindo a concluir o estudo teológico. Em Fevereiro de 2002 fui ordenado diácono, sendo ordenado Presbítero no dia 9 de Agosto daquele mesmo ano. Exerci a função de pároco nas seguintes cidades: Lagoa Alegre, Novo Oriente (este abrangia também Barra de Alcântara e Várzea Grande), Santa Teresa e auxiliar nas paroquias Santíssima Trindade e Imaculada Conceição, na vila Bandeirantes, sendo estas duas ultimas citadas, em Teresina.
No período em que estive na paróquia de Santa Teresa de Ávila tive a oportunidade de ir ao Santuário de Fátima, onde após alguns dias de atendimento nas confissões, resolvi realizar um sonho: O de visitar a sepultura de um frade alemão que tinha sido um factor importante para o prosseguimento dos meus estudos durante a minha adolescência. Estive por dez dias na Alemanha, em Dortmund, onde me hospedei na residência de um sacerdote piauiense, o qual faz parte da OCPM (Obra Católica Portuguesa das Migrações) e nesta cidade exerce sua missão junto aos portugueses. O Padre Edivaldo Batalha falou-me com muito zelo sobre a necessidade de mais sacerdotes para trabalhar junto aos portugueses, o que me levou a compreender ainda mais que a Igreja de Deus é uma só.

Quero colaborar com esta missão, mesmo que haja também necessidades em meu Pais, mas há um ditado que diz: “Não há ninguém tão pobre que nada possa dar e ninguém tão rico que nada possa receber”. Também o que me conforta e recordar sempre que sou fruto do anuncio e da coragem dos nossos irmãos europeus que nos precederam nesta fé.
Quero dizer a Deus:” Eis-me aqui Senhor, para fazer tua vontade, para viver do teu amor.”


Pe. Pedro

Aucun commentaire: