vendredi 8 octobre 2010

A MISSÃO, APELO A TODA A IGREJA

O Dia Mundial das Missões que se celebra cada ano no penúltimo domingo de Outubro, constitui um chamamento a todos os cristão do mundo, a colaborar no anúncio da Boa Nova.
Este chamamento tem a sua raiz mais profunda no mandato missionário de Jesus, que, depois de ressuscitado, apareceu aos seus discípulos e disse-lhes: “Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a toda a criatura” (Mc 16, 15).
Respondendo a este mandato, desde os tempos das primeiras comunidades cristãs podemos ver algumas das formas por meio das quais os cristãos cooperam no anúncio da Boa Nova. Em primeiro lugar a oração (Act 6, 5; Fl 4, 6) e a ajuda material, por exemplo, as colectas feitas em favor da Igreja de Jerusalém (1Cor 16s), acompanhadas sempre de sacrifícios e jejuns gratos aos olhos de Deus.
A história da Igreja, ao longo de todos os séculos, está cheia de diferentes respostas ao mandato de Cristo que muitos cristãos deram, servindo com generosidade e entrega, cooperando assim na construção do Reino. A acção missionária da Igreja continua a ser urgente e necessária.

Na difícil tarefa da evangelização, a Igreja sente-se apoiada e acompanhada pela certeza de que o Dono da messe está com ele e guia sem cessar o seu povo.
Cristo é a fonte inesgotável da missão da Igreja.
Temos todos que tomar consciência da urgente necessidade de impulsionar novamente a acção missionária, diante dos múltiplos e graves desafios do nosso tempo. Fica ainda muito por fazer para responder cabalmente ao chamamento missionário que o Senhor não cessa de fazer aos baptizados.
Oremos juntamente com o Santo Padre, este mês para que, motivados pela celebração do Dia Mundial das Missões, cada cristão assuma a sua própria tarefa de anunciar a Cristo, como “serviço necessário e irrenunciável que a Igreja esta chamada a desempenhar em favor de toda a humanidade”, segundo as palavras da Intenção Missionária deste mês.


António Coelho, s.j.
in Mensageiro do Coração de Jesus, Outubro 2010

Aucun commentaire: