samedi 13 mars 2010

“CAMINHO”

Terminámos há alguns dias o retiro anual dos sacerdotes das Missões de Língua Portuguesa na Suiça. Um tempo oferecido para sermos capazes de repensar os caminhos que temos vindo a trilhar e aqueles outros que, quiçá o Senhor pretende que abracemos...
Em plena Quaresma, quando a vida das comunidades parece multiplicar-se em iniciativas e actividades, somos chamados a «subir ao Monte» como amigos predilectos do Mestre de Nazaré para, no silêncio e na oração, redescobrirmos o mistério da Sua glória, a força da Sua Graça, caminhando com Ele rumo ao Calvário, porta da vida verdadeira e da eternidade...
Foram dias onde, naturalmente, passaram na minha mente e, especialmente, no meu coração, aqueles tantos que Ele me deu para apascentar, para guiar para o Evangelho, para desafiar a, com Ele, subirem a Jerusalém.
Foi um tempo de oração por todos os meus paroquianos, pela sua santidade, pelos seus caminhos pessoais de adesão ao Evangelho, pelas suas dores e alegrias, pelos seus medos e esperanças, pelas suas angústias e sonhos... Cada dia, em cada oração, em cada Eucaristia, coloco a vida do que somos e do que temos.
A minha ausência física da Missão, o meu silêncio, foi, nesses dias, a minha «linguagem» e a minha «pregação», o meu «servir» distinto do habitual.
Sim, porque não vim sozinho. Trago todos e cada um que são a razão do meu ministério, a minha família, os meus pais e irmãos, os meus bens e tesouros: cada rosto, cada coração...


E buscarei - prometo - procurar a fidelidade ao caminho de Cristo, seguindo os passos da Igreja. Não quero nunca caminhar à volta de mim mesmo, rodopiando sobre o meu umbigo, pregando sobre mim mesmo!
Ao contrário, desejo profundamente deixar-me encontrar, deixar-me tocar, deixar-me seduzir e deixar-me vencer pelo Senhor de braços abertos no cimo de uma Cruz.
Aqui, como aí, abracemo-nos na oração, na prece comum e solidária pela nossa santificação e fidelidade ao Sangue derramado...

Seja esse o nosso caminho: o do pastor e o das ovelhas...
Pe. A. Araújo
Coordenador nacional

Aucun commentaire: