samedi 6 juin 2009

EVANGELIZAR O “CONTINENTE DIGITAL” – APELO AOS JOVENS

Celebrou-se no passado Domingo 24 de Maio, o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para este dia, o Papa bento XVI escolheu o tema «Novas tecnologias, novas relações», e escreveu uma mensagem particularmente dirigida aos jovens.
O Papa começa por salientar que as novas tecnologias «são um verdadeiro dom para a humanidade», que ajuda a responder à vocação do homem, «uma vocação que está gravada na nossa natureza de seres criados à imagem e semelhança de Deus, o Deus da comunicação e da comunhão». Estas tecnologias devem ser usadas para a «promoção de uma cultura do respeito, do diálogo, da amizade». Mas, alerta o Papa, «seria triste se o nosso desejo de sustentar e desenvolver on-line as amizades fosse realizado à custa da nossa disponibilidade para a família, para os vizinhos e para aqueles que encontramos na realidade do dia a dia, no lugar de trabalho, na escola, nos tempos livres. De facto, quando o desejo de ligação virtual se torna obsessivo, a consequência é que a pessoa se isola, interrompendo a interacção social real. Isto acaba por perturbar também as formas de repouso, de silêncio e de reflexão necessárias para um são desenvolvimento humano».
Termina esta mensagem com um apelo aos jovens católicos, exortando-os a levarem para o mundo digital o testemunho da fé: «Caríssimos, senti-vos comprometidos a introduzir na cultura deste novo ambiente comunicador e informativo os valores sobre os quais assenta a vossa vida. Nos primeiros tempos da Igreja, os Apóstolos e os seus discípulos levaram a Boa Nova de Jesus ao mundo greco-romano: como então a evangelização, para ser frutuosa, requereu uma atenta compreensão da cultura e dos costumes daqueles povos pagãos com o intuito de tocar as suas mentes e corações, assim agora o anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supõe um conhecimento profundo das mesmas para se chegar a uma sua conveniente utilização. A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste “continente digital”. Sabei assumir com entusiasmo o anúncio do Evangelho aos vossos coetâneos! Conheceis os seus medos e as suas esperanças, os seus entusiasmos e as suas desilusões: o dom mais precioso que lhes podeis oferecer é partilhar com eles a “boa nova” de um Deus que Se fez homem, sofreu, morreu e ressuscitou para salvar a humanidade».Os jovens, que conhecem bem os anseios dos corações dos jovens do seu tempo, devem ser os primeiros a procurar dar-lhes uma resposta de fé compreensiva e actual.

Aucun commentaire: