samedi 6 juin 2009

DESABAFOS - “Olhar para trás é parar!!!”

Jesus pede a uns para O seguirem. Outros entusiasticamente se prontificam em ir com Ele. Mas logo a seguir dão sinais indicadores de um certo receio e indecisão. O Mestre é claro para com eles. Revela-lhes as dificuldades inerentes ao estilo de vida do Servo de Deus.
Na nossa Missão Cantonal de Língua Portuguesa, com as diversas e diversificadas Comunidades que a compõem, aplico esta imagem deixada por Jesus: “ Quem não tiver coragem de pegar na charrua e olhar para trás, não é digno de mim”...
As imagens utilizadas por Jesus são elucidativas.
Muitas vezes ficamos presos a olhar para trás, o passado, a tradição, a saudade, a nostalgia...
Pois bem... somos convidados a amarrar a charrua, a confiar, a colocar as mãos nas mãos de Deus.
Abordo este tema, porque como Sacerdote responsável desta grande Missão, sinto que estamos muito a olhar para trás, com receio da novidade, hesitantes em compreender e ler os sinais que nos passam diante de nós todos os dias, sinto a adversidade à mudança, ao sentir que a charrua é só uma e o Mestre é só um. Sinto que cada um de nós se amarra demasiado a coisas pequeninas e efémeras...
No Evangelho, as raposas, são o símbolo de crueldade, de roubo e de forças destruidoras de vidas, essas, têm residências com sossego que lhes permitem projectar outras maquinações tendentes a pôr mais vidas fora do mapa e da história.
Contudo, Aquele que veio para apontar caminhos para a "vida em abundância" esse não tem sossego simplesmente porque o seu programa é considerado hostil e, por isso, tem de ser perseguido.
Por sua vez os voadores em mil e uma direcções, sem projecto nem rumo definidos, marcando o ritmo de vida entre passeios e descansos sucessivos, esses 'voadores' também têm sossego. Mas aquele que, com os pés em terra, trilha caminhos ínvios buscando os vários necessitados da vida, a esse toca uma cerrada perseguição.
No entanto Jesus é resoluto, não olha para trás. Segue em frente. Sabe que é realizador do projecto de vida. E é este espírito que quer ver no seu seguidor, pois, um mero entusiasmo não alicerçado na certeza do chamamento e assistência divina não serve.
Muitos se têm dado com coragem ao serviço de Deus.
Não olhes para trás!


Pe. Aloísio Araújo

Aucun commentaire: