vendredi 13 mars 2009

MENSAGEM QUARESMAL

Já estamos na Quaresma!
Com o sempre apressado passar do tempo, cresce o desafio cada vez maior a não deixarmos que o tempo passe por nós, mas a sabermos comandar o moliceiro da nossa própria vida.
Quanto mais crescemos em saber, ciência, conhecimento, tanto mais deverá crescer o apelo à autêntica sabedoria em ler tudo o que somos e fazemos como um serviço à humanidade amada por Deus...a fim de sermos células novas no mundo.
Dizer, sentir "Quaresma", terá de significar o reinventar do projecto, criar novos laços de amizade, partilha, gosto em trilhar novos rumos, metas sempre mais altas...ser assertivo (construir positividade colectiva).
Que queremos desta Quaresma? Que renovados objectivos apontar?
Haverá lugar para a esperança motivadora e capaz da entusiasta dinâmica, presença de espírito, viva participação, sede de viver com um sentido profundo...até à escola do Evangelho? Que lugar para tudo isto? Que metas queremos para nós próprios?
Este é o tempo de dar tudo! Tempo apreciável, desafio à superação, apuramento de humilde sensibilidade, mas em capacidade corajosa para acreditar no futuro. Altura de escutar, como Abraão, "Deixa a tua terra"; de compartilhar a missão como Paulo faz com Timóteo, "sofre comigo pelo Evangelho"; mas de acolher aquela Luz transfigurada que tudo recria, em que o medo se dissipa e se acolhe, sabiamente, "Escutai-O" (Evangelho)!
Grupos corais; grupos de catequistas; colaboradores; Comunidade...que escutamos? Como escutamos? Ainda O escutamos?!...
Quaresma será viva “resposta” !

Pe. Aloísio

Aucun commentaire: