vendredi 13 mars 2009

PARA QUE NOS SERVE HOJE A QUARESMA ?

Desde o dia 25 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, os Cristãos (tanto católicos como protestantes) estão a viver o tempo da Quaresma.
São 40 dias que - conforme nos recorda a Igreja e aprendemos na Catequese - servem de preparação para a grande Festa da Páscoa, o acontecimento mais importante do ano cristão e da nossa fé. Trata-se de uma preparação que deve acontecer, em primeiro lugar, no nosso interior, no coração, na conversão pessoal e comunitária – é dentro de nós (e não fora!) que tudo se decide na nossa vida!


Porém, esta mudança interior precisa de ser completada e ajudada por certas atitudes exteriores: pelo JEJUM e a ABSTINÊNCIA (seja de carne, seja de outras coisas que nos agradam: o tabaco, o café, o álcool, as guloseimas, o consumo desnecessário do telemóvel ou da internet, etc.), pela ORAÇÃO mais intensa e pela PARTILHA com os irmãos carenciados (que na Bíblia aparece sob a palavra «esmola»).
Mas que significado tem para nós a Quaresma? Já não pergunto o que é que os cristãos sabem acerca da Quaresma! Muitos na nossa sociedade sabem talvez mais sobre o Ramadão do que sobre a Quaresma. Há dias, um português, emigrante em França há muitos anos, contava que naquele país, quando alguém perguntava « o que é isso da Quaresma? », para a pessoa entender alguma coisa tinha de se lhe responder: «é o Ramadão dos católicos»!

Teremos mesmo necessidade da Quaresma?
Não é essa, todavia, a questão que nos interessa agora. O que eu pergunto é se temos mesmo necessidade de Quaresma? Se a Quaresma faz sentido e tem valor na nossa vida? Se conta mesmo ou se é apenas para cumprir calendário, como aqueles jogos do campeonato que já não decidem nada e os jogadores estão ali dentro de campo a arrastar as botas à espera que chegue o minuto 90! Estaremos nós apenas a fazer tempo até que o Domingo de Páscoa chegue, para então beijar a cruz e ter um almoço de arromba?
Em primeiro lugar, para que a Quaresma faça algum sentido, temos de nos sentir pequeninos e necessitados de Deus. Se alguém se basta a si mesmo, esse não precisa da Quaresma para nada! A Quaresma é para quem se sente pecador, ou seja, frágil e pequeno diante de Deus! Porque Quaresma é tempo de olhar para dentro de nós, para a nossa vida, para aquilo que só eu e Deus sabemos (e Deus conhece-me a mim melhor que eu próprio, disse Santo Agostinho) e procurarmos juntos (Deus e eu) um caminho de arrependimento, de perdão e de graça.

Ora, numa sociedade em que praticamente nada é pecado («senhor padre, para dizer a verdade, não vejo que eu tenha pecados!» - perguntem aos padres quantas vezes já ouviram isto!) ou em que tudo vale desde que a pessoa goste ou tire daí algum proveito («se achas que isso te dá gozo, é contigo, não digo que não!» - e quando esse «gozo» mete droga, álcool, horas perdidas na net, etc., como é?!), então a Quaresma, de facto, não faz sentido nem tem lugar. Ou serve, como caso do futebol, apenas para cumprir calendário!

Apostar num caminho de Conversão
Só como proposta de CONVERSÃO (de mudança de vida) é que a Quaresma faz sentido e tem lógica! De outro modo, é só aparência. Mesmo eu, padre, tenho de estar alerta para que a Quaresma não se torne em rotina. «Mais uma Quaresma!». Não há «mais uma» Quaresma! Cada Quaresma é sempre nova, porque nova é a vida em cada ano. Desde a Quaresma do ano passado, quantos coisas, umas mais extraordinárias do que outras, se passaram na minha vida? E na vida de todos nós? E na tua vida? E o facto de estarmos todos um ano e pico…(a Páscoa no ano passado foi a 23 de Março) mais velhos também nos faz ver a vida com outros olhos.
Que cada um ou cada uma de nós, seja através de atitudes pessoais (nos pequenos gestos de renúncia e partilha) seja comunitárias (participando na Eucaristia, na Via-Sacra e na Reconciliação, por exemplo), possa encontrar o seu próprio caminho quaresmal que o conduza uma feliz Páscoa do Senhor Ressuscitado.
Santa Quaresma para todos.
Pe. José Anastácio Alves

1 commentaire:

Paulo a dit…

EXCELENTE ARTIGO.