vendredi 13 mars 2009

LEVAR A ORAÇÃO À VIDA

A oração tem que modificar a minha vida. Se rezo e tudo fica na mesma, se não saio mais caridoso, mais justo, mais irmão dos outros, mais compreensivo e delicado, mais atento aos que precisam de mim. mais alegre e confiante, é mau sinal: é índice de que a minha prece talvez seja mal feita ou até hipócrita.
Se rezo, é necessário que a minha oração faça sentir os seus efeitos na minha vida familiar, no meu trabalho, no meu descanso, no trato com os outros. Para pouco ou para nada vale uma oração que não me converte, não me santifica, não me diviniza. Se a oração é contacto e diálogo com Deus, se a faço bem, tenho que sair mais "Deus", mais luz para os outros, mais fermento na sociedade, na vida do dia a dia.
Daqui se depreende que muitas das nossas oraç
ões são más, ou pelo menos pouco perfeitas. Se na minha oração me limito a pedir bens materiais ou a fazer "comércio" com Deus através de promessas, normalmente esta atitude em nada influi no meu agir cristão. Se a minha oração se limita a "papaguear" umas fórmulas que aprendi de cor e não lhe coloco o meu coração e o meu ser, é evidente que saio da oração igual ou pior do que entrei.

E bom que cada um de nós pergunte a si próprio o que é que pede a Deus. Ser
a que, nos nossos diálogos com o Senhor, Lhe pedimos que nos faça crescer na fé, no amor, na esperança? É usual pedirmos a Deus os dons do Espírito Santo, uma maior intimidade com Ele? Será que pedimos que nos conceda a graça de sermos mais justos, mais caridosos, mais apóstolos? Pedimos sobretudo que nos faça sair da oração dando testemunho d'Ele, através duma vida cristã mais autêntica, mais evangélica?
Moisés quando falava com Deus saía com o rosto iluminado e este sinal exterior impressionava muito o povo hebreu. Da nossa oração não saímos de rosto iluminado mas é necessário que a mudança que ela opera em nós seja testemunho para os outros e os ajude a aproximarem-se mais de Deus.
L
evar a vida à oração e sair desta com o desejo de viver melhor. Se me esforço por levar a vida à oração, pouco a pouco a vida transforma-se e torna-se toda ela uma oração.
Levando a vida à oraç
ão e a oração à vida, transformaremos os nossos dias num "círculo virtuoso".
Saberemos rezar melhor e melhor será a nossa vida.
Pe. Dário Pedroso

Aucun commentaire: