dimanche 5 avril 2009

ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DO QUIOSQUE DO CONSULADO VIRTUAL

Decorreu no passado dia 28 de Março, nos locais da Missão Católica Portuguesa de Lausanne, a apresentação pública e entrada em funcionamento do novo quiosque do Consulado Virtual ali instalado.
Presente no acontecimento, o Cônsul Geral de Portugal em Genebra, Júlio Vilela, não deixou de referir que a entrada em funcionamento deste quiosque é fruto do interesse e apoio que a Missão demonstrou desde o início, expresso no protocolo de colaboração subscrito com o Consulado, e destacou o facto deste novo serviço consular permitir aos cidadãos nacionais solicitar a emissão de diversos documentos de natureza consular, bem como agendar datas, sem necessidade de se deslocar ao posto em Genebra.Para Júlio Vilela é importante que o Consulado esteja próximo dos seus utentes, e para isso é necessário descentralizar, e, à semelhança das Jornadas Consulares, o Consulado Virtual é mais um instrumento útil ao serviço da comunidade portuguesa, que desta forma pode evitar perder dias de trabalho.
O Consulado Virtual é uma aplicação informática, em constante aperfeiçoamento, à qual cada um dos cerca de 150’000 inscritos no posto de Genebra, tem a partir de agora acesso quer a partir de suas casas, através da Internet na página
www.consuladovirtual.pt, quer deslocando-se à Missão, onde está instalado o único quiosque do cantão de Vaud (cada cantão disporá apenas um quiosque).
O Cônsul Geral chamou ainda a atenção dos presentes para o facto de todos os pedidos de actos consulares através deste utensílio serem pagos única e exclusivamente com cartão de crédito. Assim, o utente pagará em Euros o preço do documento, acrescido de uma taxa de 2,3% para o operador informático. É igualmente preferível que o utilizador pague com cartão de crédito português, pois desta forma não estará sujeito a uma outra taxa que se prende com o câmbio da moeda.
Esta sessão de natureza informativa concluíu-se com a primeira inscrição no Consulado Virtual (Pe. Aloísio), à qual se seguiu um Porto de honra oferecido pela Missão Católica Portuguesa de Lausanne.
José Martinho

Aucun commentaire: