dimanche 5 avril 2009

DOMINGO DE RAMOS

No domingo que precede a Páscoa, sexto domingo da Quaresma, recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém, alguns dias antes da sua Paixão, e começa assim a semana Santa que na liturgia é chamada, pela sua importância, "Semana Maior".
No Séc. IV, em Jerusalém, lia-se neste dia, no próprio lugar em que se deram os acontecimentos, a passagem do Evangelho que se refere à entrada triunfal de Jesus na cidade Santa, aclamado pelo povo como o filho de David e rei de Israel. Um bispo montado num jumento e rodeado de multidão, ao som de hinos e antífonas, agitava ramos festivos, subia ao alto do monte das Oliveiras e entrava na Igreja da Ressurreição.

A Igreja de Roma adoptou este costume no Séc. IX e juntou-lhe o rito da bênção dos ramos, transformando-o na procissão dos ramos que caracteriza a liturgia deste dia.
É o povo cristão que, na sua fé, faz seu o gesto dos Judeus e lhe dá todo o seu significado. À imitação do povo de Jerusalém, nós aclamamos a Cristo, como triunfador: "Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor, Rei de Israel!"
Porém, nós compreendemos melhor que os judeus que Cristo é Rei. Foi a cruz que lhe mereceu o triunfo, que é o triunfo da Ressurreição.
Antes da procissão, os ramos são benzidos pelo celebrante e os fiéis levá-los-ão para suas casas depois da Missa e, às vezes, são usados para ornamentar o crucifixo.

Aucun commentaire: