dimanche 5 octobre 2008

GRUPO DE JOVENS “TUGAS” NA ITÁLIA

O Grupo de Jovens “Tugas” festeja o seu 2° ano de existência. Para comemorar este evento, uma viagem foi organizada pelos seus animadores. Graças à Deus, a viagem correu muito bem, os jovens ficaram muito felizes por poder concretizar este projecto que já tinham planeado desde o início do ano.
Tudo começou no dia 20 de Setembro, tínhamos encontro às 05h30 em frente à estação de Lausanne para a nossa viagem de autocarro à Italia, e não foi muito díficil para os nossos jovens acordar cedo, pois eles já esperavam este dia há mais de um ano!

A nossa primeira paragem foi Verona. Cidade romântica que atrai hoje milhares de turistas, (sobretudo namorados), e pelo que conta a história é onde morava Romeu e Julieta.
Ao lado da imagem da Julieta, assistimos a um pedido de casamento, até ficámos todos comovidos. Na hora do almoço, comemos todos juntos ao lado da Arena de Verona, um anfiteatro conhecido pelas monumentais produções de ópera. Como tínhamos tempo, deu para ir fazer um pouco de “shopping”.
No final da tarde fomos para Lido di Jesolo perto de Veneza para o nosso hotel. Ao chegar lá, os nossos jovens ficaram surpreendidos ao ver que o nosso hotel ficava à beira mar, parecia um sonho... Pena ser o final da época estival e a água estar um pouco fria, assim não foi possível dar alguns mergulhos.

No Domingo 21 de Setembro, acordámos muito cedo, às 06h30, íamos para Veneza. Tivemos um barco privado para ir até lá. Muitos jovens adoraram o passeio no mar, enquanto outros receavam cair à água, mesmo não havendo nenhum risco. A nossa visita em Veneza foi feita com um guia onde aprendemos muito sobre esta lindíssima cidade romântica cheia de momumentos, canais, pontes e gôndolas. Assistimos a uma missa em italiano na Basílica de São Marcos, sede do patriarca de Veneza que contém as vestes de San Marco Evangelista. Esta experiência revela-nos que ao longo de uma missa, mesmo em outra língua, conseguimos seguir e reconhecer os momentos mais importantes da Eucaristia. Vimos muitos monumentos como: Torre dell'Orologio (Torre do Relógio): situada também na Piazza di San Marco, a torre simboliza a sede dos poderes políticos e religiosos e fomos também para a ponte “Rialto” que atravessa o Grande Canal, onde há uma grande actividadade comercial.

À noite no hotel, festejamos os 16 anos da Aline, momento inesquécivél! Encomendámos 2 bolos, um para celebrar o seu aniversário e outro para os 2 anos dos Tugas. Estes doces foram uma delícia!
No dia 22 de Setembro, acordámos outra vez às 06h30, tínhamos de regressar à Suiça mas com uma última paragem em Milão, capital da moda. E óbvio que as nossas jovens aproveitaram para fazer “shopping”. Também, fomos ver O Duomo di Milano, monumento símbolo do património Lombardo dedicado à Santa Maria Nascente.
Em conclusão, podemos dizer que este fim-de-semana teve as noites curtas mas muito animadas (sobretudo durante a viagem no autocarro), e que a Itália é um país lindissimo, apesar da língua ser diferente. A comida italiana é deliciosa sobretudo os gelados e o café com pimenta do Pe. Aloisio.

Este fim-de-semana de convívio ajudou a criar uma grande união e forte amizade no grupo de jovens os “Tugas” que foi vivida com muita emoção. Foi um passeio cheio de descobertas, visitas e aventuras. No regresso desta viagem, os jovens confiaram-nos que éramos como uma família et que na semana que se seguiu à viagem sentiram alguns momentos de solidão.
Aproveitamos por este meio para agradecer ao Pe. Aloísio que sempre nos apoiou neste projecto e que nos acompanhou nesta viagem, ao Pe. Murias que celebrou as Eucaristias no lugar do Pe. Aloísio, à Adozinda Da Silva que nos ajudou a ter as autorizações para os menores na Commune de Lausanne, aos pais que nos confiaram seus filhos, os jovens do grupo que se portaram lindamente e nos deram a confiança para concretizar este projecto e também a todas as pessoas que nos apoiaram durante estes 2 anos.

Agora a única pergunta dos nossos jovens é: quando e onde a nossa próxima viagem?

Ana Sofia e Nuno Pires

Aucun commentaire: