O Padre Pedro Luis fez a abertura, falando da alegria e importância de viverem bem aquele momento ao mesmo tempo em que fazia um apelo a uma maior participação por parte dos pais, os quais deveriam esforçar-se mais, apesar do trabalho e da luta diária, para um melhor engajamento nos nossos momentos, em especial da Celebração Eucarística. As nossas catequistas apresentaram o significado do presépio, levando ao povo uma melhor compreensão das imagens que usamos nos nossos presépios.
Em seguida recitaram juntos a seguinte mensagem: QUANDO FOR O NATAL; “ Quando for o Natal vamos viver em harmonia e em paz! Quando for o Natal a humanidade pode enganar-se falando de termos esquecidos e já quase não vividos… Enfim, quando for o Natal podemos viver o que não vivemos durante o resto do ano! Será este o Natal que desejamos, ou será que o resto do ano é que anda às desavenças com aquilo que verdadeiramente queremos? Sempre que celebramos o Natal ou tentamos encetar a tarefa de lhe dedicar algumas palavras, tentamos escolher adjectivos e verbos para fazer sobressair a época festiva. Falamos de harmonia, paz, alegria… Tantas palavras que soam tão bem nesta época natalícia. Pois é… tentamos criar em alguns dias do ano a ilusão de que todo ano é assim vivido. Ficamos com o nosso íntimo plenos de satisfação por enfeitarmos uma árvore de Natal com arrebiques coloridos e transportamos para o nosso essa ilusão: adornamos os nossos sentimentos e o nosso ser nesta altura do ano. Podemos viver numa aversão total aos valores natalícios durante o ano mas nesta altura, sim, nesta altura parece bem! Há uma expressão de âmbito popular que diz que o Natal é sempre que o Homem quiser. Enfim, será mesmo assim? Pois é… O Natal está próximo. Sentimentos e desejos para esta festa? Sim, há muitos… Mas gostaria de expressar um só neste ano: que cada dia seja vivido com a verdadeira alegria cristã do nascimento de Jesus Cristo. Que a paz e comunhão transmitidas por este tempo festivo se estendam por todo o ano. UM SANTO E FELIZ NATAL PARA TODOS.”
A seguir a esta belíssima mensagem, chegou o momento muito esperado por todos: todas as crianças da catequese se uniram e formaram um Coro e numa só voz cantaram expressando o desejo de um FELIZ NATAL para todos. Depois foi a vez do PAI NATAL entrar de surpresa sentando-se em frente às crianças que vieram ao seu encontro e recebiam bombons de chocolate. Em seguida teve início o momento da partilha e do convívio com uma farta mesa com comidas típicas, resultado da abertura e participação e empenho de todas as pessoas que estão integrados nesta bonita comunidade portuguesa de Vevey. Sendo que também as comunidades de Montreux e Aigle farão este momento no domingo dia 19 de Dezembro. Em Aigle será logo após a missa e em Montreux terá início às 15:30 do dia citado.
Para todos um feliz Natal !!!
Pe. Pedro Luis e comunidades de Vevey, Montreux e Aigle
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire