lundi 27 décembre 2010

EDITORIAL

Eis-nos no Natal ! Natal de novo ! E chegam-nos as saudades daquela infância em que o tempo passava lentamente e o Natal ficava sempre num futuro tão distante que, de vez em quando, íamos a correr para junto das nossas mães : « Ó mãe, então o Natal nunca mais chega ?! »
E eis que chega de novo! Todavia, a sua chegada não nos cansa nem aborrece. Natal tem o sabor da novidade de Deus. Alguém disse um dia que Deus é eterna Juventude. Que enquanto em nós o tempo deixa as suas marcas, há um passado que sempre nos acompanha e um futuro que por vezes nos angustia, Deus é o eterno presente, n’Ele tudo se faz sempre novo. « Eis que faço novas todas as coisas » !
As palavras ditas por Deus há milhares de anos têm o sabor fresco da novidade, sempre que lhes abrimos com verdade o nosso coração. Os sinais e gestos de Deus, gestos de proximidade e de encontro, vistos com o olhar da Fé, têm sempre o gosto e o reflexo de uma primeira madrugada. São como o raiar do sol, em cada novo dia…

Deixemos, caros emigrantes do cantão de Vaud, que este Natal, em nós, tenha o sabor da novidade ! O sabor do acolhimento de um Deus que se faz Menino, que encarnou (como dizemos ao rezar o Credo) para melhor experimentar o nosso mundo e viver as alegrias e os sofrimentos de cada homem e cada mulher! « Em tudo igual a nós excepto no pecado » - assim foi a vida terrena do Filho de Deus, Aquele de quem celebramos uma vez mais o nascimento.

Não nos inquietemos se o Pai Natal povoa a imaginação das nossas crianças, mas não nos esqueçamos de dizer-lhes a verdade. A verdade sobre o Natal ! Que nas nossas casas não falte nunca um pequeno presépio ! E falai aos vossos filhos de Maria e de José, do Menino que também é Deus e dos pastores que foram os primeiros a reconhecer n’Ele o Messias ; dos Magos que vieram de longe e de como Herodes (um rei tão astuto e poderoso !) se assustou e teve tanto medo que até tentou matar um Menino tão frágil e indefeso!

Em meu nome e no de todos os sacerdotes e colaboradores da Missão, a todos vós e às vossas famílias desejo um Santo e Feliz Natal e um 2011 repleto das Bênçãos do Menino Deus.

Pe. José Anastácio Alves

Aucun commentaire: