lundi 29 novembre 2010

NOVEMBRO, DA SAUDADE À ESPERANÇA

1. Novembro é um daqueles meses estranhos, um mês de passagem e de mudança : começa com uma cor e acaba noutra! Principia com as roupagens do Outono, entre o amarelo e o vermelho, numa variedade de tons que embelezam a vista e tocam o coração... e termina mostrando-nos o mundo revestido daquele manto branco, que testemunha o Inverno e lembra lareiras acesas, roupas bem quentinhas e velhinhos de barbas brancas...

2. Começámos, então, com TODOS OS SANTOS, uma solenidade que alegra a Fé e fortalece a nossa Esperança, homenagem a todos aqueles que vivem já no céu uma felicidade sem fim e intercedem por nós junto de Deus. No dia seguinte, chamado de FINADOS ou FIEIS DEFUNTOS, recordámos todos aqueles que já partiram do nosso convívio terreno e se encontram na outra Vida – nossos pais e avós, maridos e esposas, filhos e irmãos; mas também amigos e colegas de trabalho, os vizinhos e todos os que, em algum momento, cruzaram as suas vidas com as nossas.

3. Veio depois o São Martinho! Em várias das nossas comunidades houve mesmo direito a magusto: falaram-me de Yverdon, Vevey, Montreux e Etoy... Perdoem-me se esqueci alguma... E permitam-me que saliente o magusto de ETOY e dê os parabéns aos organizadores, pois este ano comemoraram o 25° aniversário (que corresponde, como bem salientou o Carlos da Silva, à 26° edição...). Foi em 1985 que tudo começou, graças a uma ideia do sr. Padre Múrias (e quem mais haveria de ser?!) e hoje tornopu-se, sem dúvida, uma grande festa!

4. Em seguida veio a solenidade de CRISTO REI. Foi no passado dia 21, e com esta Festa encerrámos o Ano Litúrgico. Neste Domingo, dia 28, damos início a um novo ano na Igreja, já que tudo começa com o Advento! Com o Cristo Rei nós homenageamos Jesus e o Seu Reino de AMOR e PERDÃO: essa é a grande mensagem proclamada no alto da Cruz: é aí, na CRUZ, que o Senhor é coroado Rei. Quem diria? Isso faz-nos pensar, a nós que vivemos um mundo onde tantos querem ser reis e rainhas: da beleza e da canção, do futebol e da juventude... Quem quer reinar com Cristo?

5. E encerramos o mês de Novembro com o início do Advento. Tempo de preparação para o Natal, são apenas 4 semanas, mas o bastante para darmos uma “limpeza” geral à vida e ao coração e deixarmos que o Men ino Jesus nasça em nós. Convido-vos a consultar neste Chama Viva o horário em que alguns sacerdotes estarão ao vosso dispor para vos acolherem e ouvir de confissão, se assim o desejardes. Conhecem melhor maneira de preparar o nascimento de Jesus?

6. Finalmente, quero deixar aqui uma palavra de agradecimento e os votos dos melhores sucessos ao padre José Carlos Barroso. Durante quase 3 anos, deu o melhor de si ao serviço das Comunidades de Língua Portuguesa no cantão de Vaud e, desde o início deste mês, encontra-se a trabalhar com os nossos emigrantes no cantão de Zurique. Com as suas qualidades humanas e sacerdotais, que revelou durante o tempo em que esteve no meio de nós, desejamos que continue a ser aquele anunciador da Fé e do Evangelho que procura dar um sabor mais humano e mais cristão à vida dura do emigrante! Obrigado Pe. Zé Carlos e um bem-hajas!


Pe. José Anastácio Alves

Aucun commentaire: