lundi 29 novembre 2010

BISPOS CONTRA REFORMAS CHORUDAS

As pensões e os salários milionários de políticos e empresários, com o País mergulhado numa "grave crise", foram criticados, em Fátima, pelos bispos, que anunciaram a criação de um Fundo Social Solidário para ajudar as "vítimas de situações de pobreza".

"Há hoje vidas indignas, enquanto outros continuam a viver na opulência", disse D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reiterando as palavras do comunicado final da assembleia plenária em que os bispos defendem que "é hora para pôr cobro à atribuição de remunerações, pensões e recompensas exorbitantes".

Sem querer dar um "puxão de orelhas", sobretudo aos políticos, o presidente da CEP disse sentir que é "um dever e uma obrigação denunciar certas situações", questionando "até que ponto pessoas com determinados cargos, por muito competentes que sejam, não poderão, porventura, ganhar menos".
Foi aprovado um Fundo Social Solidário que fomenta a ajuda local e de proximidade e iniciativas de promoção humana e desenvolvimento de capacidades. Foi criado ainda o Fundo Bem Comum para ajudar desempregados com mais de 40 anos a criar empregos.

Aucun commentaire: