lundi 29 novembre 2010

NOVEMBRO E O CRISTO

A Igreja começa neste domingo, 28 de Novembro, um novo ano litúrgico com o tempo de ADVENTO, tempo de preparação para o Natal que se aproxima. Ressoa na liturgia deste tempo o convite a anunciar a feliz notícia: “DEUS VEM!”
ADVENTO, em latim, “ADVENTUS” significa “VINDA”. Em que consiste a vinda do Senhor? Será que esta vinda também nos envolve e responsabiliza?
Caminhar em Tempo de ADVENTO é olhar para o nascimento de Cristo; é apontar para a Sua última vinda gloriosa; mas é também estarmos vigilantes e atentos às Suas vindas, no hoje das nossas vidas.

Preparar o Natal é olhar para a vinda de Cristo. Ele já veio. Nasceu num lugar concreto e transformou a nossa história e a nossa vida. Naquela pequena povoação da Judeia, em Belém, nasceu Jesus, filho de Maria, e esse Menino iniciou um caminho do qual todos nós somos herdeiros. Olhar para esse acontecimento é sermos introduzidos na história da Salvação, no projecto de Deus que vem até nós.

No ADVENTO também preparamos a última vinda do Senhor. Ele há-de vir na Sua Glória, no final dos tempos. O ADVENTO é um tempo favorável para a redescoberta de uma esperança não vaga nem ilusória, mas certa e confiável, porque está “ancorada” em Cristo, Deus feito homem, rochedo da nossa salvação. Com esta confiança construímos, agora, o nosso presente e olhamos para o futuro com olhos de esperança, com os olhos de Deus.

Mas “DEUS VEM!”. Ele vem agora, no hoje das nossas vidas. ADVENTO é, por isso, tempo de vigilância e de oração, tempo de perceber e experimentar a presença de Deus, a sua visita constante às nossas vidas. Deus vem agora a nós de muitas maneiras, através dos acontecimentos e das pessoas. Seja, pois, este tempo um estímulo para estarmos com os olhos e os corações bem abertos, vigilantes e atentos à descoberta da presença de Deus nas nossas vidas.

Veio, virá e vem sempre. É um Deus que continuamente se aproxima do homem, o resgata e o recria. Não é um Deus ausente e desinteressado, mas é um Pai que vela por nós, com amor e carinho. O ADVENTO será, assim, um tempo para reconhecermos Deus tão próximo, que nos impele a agir, a reagir, a dar resposta ao Seu amor, a saborear a alegria da nossa filiação divina.

“Deus vem!”. Para compreendermos o significado profundo destas palavras podemos olhar para aquela,

graças à qual se realizou, de modo único, singular, a vinda do Senhor: a Virgem Maria. “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de uma mulher” (Gl 4,4).

Aproveitamos para lembrar que o mês de Novembro, é o mês da esperança; que esta não morra em nós; procuremos cumprir o que nos diz São Pedro na sua primeira carta: “venerai Cristo Senhor, nos vossos corações, e estais sempre prontos a responder, para vossa defesa, com doçura e respeito, a todo aquele que vos perguntar a razão da vossa esperança”.(I Ped. 3, 15). Ou como diz São Paulo: “não sejais como aqueles que não têm esperança”.

Cristo é a nossa Esperança!

Aucun commentaire: