mardi 10 novembre 2009

OLHAR NOVO

A mensagem cristã traz-nos um convite estimulante: ver as pessoas e as coisas, a partir da situação em que se encontram e dar-lhes o justo valor. É o gesto da viúva pobre que Jesus aprecia e a censura dirigida aos escribas pela presunção. É a partilha abnegada e confiante da viúva de Sarepta com Elias. É a entrega de Cristo pela felicidade de todos.
A mensagem faz-se, hoje, oração para que Deus nos conceda um olhar novo e assim:
- eu veja os outros em profundidade, especialmente os que são esquecidos; não fique nas aparências, mas vá à realidade profunda das pessoas e das coisas com olhos transparentes.
- o meu grupo de amigos, de trabalho ou de apostolado aprecie mais a compreensão do que a crítica, mais a tolerância do que a intransigência, mais o amor do que a indiferença e o ódio.
- a minha família saiba construir cada vez mais a união e a concórdia entre nós e acolher, sem discriminações, os que precisam de ajuda, ainda que não o demonstrem de forma visível.
- a assembleia cristã, onde tomo parte na celebração da eucaristia, tenha horizontes rasgados e aprenda a olhar, à semelhança de Jesus, os empobrecidos e as vítimas de silêncios impostos.
- a sociedade a que pertenço crie uma cultura em que as pessoas valem mais que todo o ouro do mundo e a escala de valores é mais apreciada do que a tabela dos preços.

Senhor, dá-nos um olhar novo que seja o espelho do Teu modo de ver e de amar.


Pe. Aloísio

Aucun commentaire: