mardi 10 novembre 2009

FESTA DA VERDADE

Celebraremos no próximo dia 22 Novembro, a Festa de Cristo Rei.
Provém de Pio XI, em 1925, altura em que Hitler e Lenine agitam a cena política na Europa e tendem a dominá-la. Manifesta a certeza dos cristãos: Jesus Cristo é um Rei original e exerce a sua realeza de um modo especial.
Hoje, mantém-se a mesma necessidade, apesar de ser outro o contexto social marcado pelo avanço do ideal democrático e da sociedade pluralista. Mudaram as pessoas, mas permanece a intriga política, a manipulação das consciências. Mudaram os regimes, mas mantém-se a urgência da transparência nas formas de relacionamento entre as pessoas e as instituições. Mudou a pretensão de hegemonia de uns sobre os outros, mas fica em evidência o ideal de servir o bem comum, de sempre escutar e seguir a verdade.
Jesus está perante Pilatos. É a sua última oportunidade.
Tem todas as condições para lhe dar um show que deslumbre.
Pode também optar pela ironia sarcástica. Prefere a atitude serena e humilde, o diálogo directo e interpelante, a declaração firme da sua missão:
"Sou Rei, vim ao mundo para dar testemunho da verdade".
Sabe que corre riscos. Apesar disso, acrescenta taxativamente: "Todo aquele que ama a verdade escuta a minha voz".

Por isso, a festa que celebramos é a festa da verdade, da escuta fiel da palavra de Deus, do testemunho ousado e corajoso, do diálogo franco, da presença activa na sociedade, do confronto sereno de ideias e projectos de vida, da afirmação da identidade cristã.
Somos discípulos de Cristo. Queremos segui-Lo nas reacções e nos comportamentos.
O auto controle e a harmonia pessoal, a solidariedade fraterna e o espírito de serviço aos outros, a relação filial com Deus manifestam quem somos e o que pretendemos: servir a verdade.

Aucun commentaire: