mardi 10 novembre 2009

... É TAMBÉM A FESTA DA FELICIDADE!

se queres ser feliz, sê santo; se queres ser mais feliz, sê mais santo; se quiser ser muito feliz, sê muito santo!” O segredo da felicidade é, sem dúvida, a santidade, o desejo sincero e a luta diária por agradar a Deus. O santo é necessariamente feliz, nesta terra com tribulações; no céu, sem elas. Felicidade e santidade vão sempre de mãos dadas. É inevitável! Como não estar feliz junto de Deus?
A Igreja, ao celebrar este mês a solenidade de todos os santos, celebra também a santidade daqueles que não foram canonizados, ou seja, daqueles cuja santidade não foi reconhecida publicamente pela mesma Igreja, celebra todos os santos.
Só Deus é santo! Os santos participam da santidade de Deus. A santidade é, portanto, uma obra de Deus em nós. Ele começa essa obra em nós no momento do nosso baptismo, a partir daí vem todo um processo no qual a graça de Deus e a nossa colaboração – que consiste principalmente em deixar que Deus faça a sua obra – são imprescindíveis.
Os santos foram e são pessoas de carne e osso, como tu e como eu. Não nos referimos neste momento aos santos anjos, mas aos santos homens e às santas mulheres, pessoas que tinham dentro de si todas as desordens que a concupiscência provocara e que, com a graça de Deus e esforço pessoal, foram, pouco a pouco, vencendo até chegar à glória do céu onde são eternamente felizes.

Aucun commentaire: