jeudi 12 février 2009

PROFISSÃO DE FÉ: SIM OU NÃO?

Percorrendo diversos sites, na Internet, relacionados com a nossa vida de fé e partilha espiritual, encontrei este artigo de opinião, de um Sacerdote que eu conheço da minha Diocese, o qual me chamou a atenção sobre a realidade de uma matéria, que mais tarde ou mais cedo poderá surgir na nossa Missão.

Passo a citar:
“Vou lançar este tema a debate, porque parece que isso não tem acontecido em muitos sítios. Muitas paróquias estão a terminar com a festa da profissão de fé unilateralmente, em nome de algumas teorias. Embora não seja uma festa obrigatória, eu estou convencido de que não deve terminar. Mas qual a vossa opinião?

As razões para terminar são as seguintes: não é importante; a verdadeira profissão de fé é o crisma; as pessoas dão muita importância e gastam muito dinheiro, servindo para exibicionismos. Tudo isto é verdade. Mas a solução passará por reduzir a festa a uma simples celebração como a do pai-nosso? Não seria melhor dar mais importâncias às outras festas?

Conheço uns pais que, a título pessoal, fizeram dessas festas simples, algo de importante. Convidaram os avós para a festa, e depois foram jantar todos. É um bom exemplo. Não será que haverá muitos preconceitos e falta de diálogo por parte dos responsáveis que tomam estas atitudes? Não quero condenar, mas questionar. Não é por se dar importância à Profissão de Fé que as pessoas vão retirar importância ao Crisma. Devemos criar motivos e oportunidades para que as pessoas venham à Igreja. Depois não nos podemos queixar da pouco afluência de fiéis.

Aprendamos a trazer Deus para perto do homem, como Cristo o fez. E não o contrário. A fé não pode ser desumanizante nem desumana”.
Quinze dias após termos celebrado o Sacramento da Confirmação, este artigo de opinião, levou-me a rever os meus pontos de vista, onde me situo?... As nossas catequeses serão simplesmente apontadas para as festas?... Ou pelo contrário para a vivência e aprofundamento no crescimento da Fé em Jesus Cristo....

Será um tema a aprofundar ...
Pe. A. Araújo

Aucun commentaire: