jeudi 12 février 2009

PARA CONHECER MELHOR AS COMUNIDADES DE «LA CÔTE»

As Comunidades Católicas de Língua Portuguesa da «Côte» são em número de três: Morges, Etoy e Nyon.
Para a celebração da Eucaristia Dominical, estas Comunidades reúnem-se habitualmente na Igreja da Longeraie (Paróquia de Morges), Templo Reformado de Etoy (Paróquia de Saint-Prex) e Igreja Paroquial de Nyon.
As três comunidades já são «adultas»: têm todas mais de 20 anos! Tiveram o seu início nos anos 80. A Comunidade de Nyon esteve durante muito tempo ligada a Genebra e só nos últimos anos é que passou a fazer parte da Missão Católica Portuguesa de Lausana.
Para a celebração da Imaculada Conceição (Padroeira e Rainha de Portugal), no 8 de Dezembro passado, foi possível reunir as três comunidades numa única Eucaristia, que se celebrou em Nyon, onde curiosamente a Igreja é também dedicada à Imaculada Conceição.


Na procissão de entrada, um representante de cada Comunidade levou uma vela e as três velas permaneceram acesas durante toda a celebração, aos pés da imagem da Imaculada Conceição. Também se mandou fazer uma bandeira do nosso país, da época em que a Imaculada Conceição foi declarada Padroeira e Rainha de Portugal: no ano 1646, quando era rei de Portugal Dom João IV (uma bandeira toda branca, com o escudo real no centro).
Os cânticos foram assegurados por membros dos três grupos corais. Participaram ainda os Grupos de Jovens de Morges e Etoy. No final da celebração eucarística, todos os presentes foram convidados para um convívio no salão. Deixo aqui os parabéns e um bem-haja a todos e, de modo especial, aos que prepararam e organizaram tudo com amor e dedicação!
Esperamos todos que esta celebração venha a ser repetida nos próximos anos, pois, apesar da justa devoção que temos a Nossa senhora de Fátima, é bom não esquecermos que a nossa Padroeira, desde há quase 400 anos, é a Senhora da Conceição (ou Imaculada Conceição), cuja Festa se celebra precisamente a 8 de Dezembro.

A actual Igreja de Nyon é bastante moderna e foi inaugurada em 1977, sendo edificada perto do Castelo. Está construída exactamente no mesmo lugar da antiga igreja, que foi demolida em 1975, e que tinha servido os católicos de Nyon desde o ano de 1839, quando puderam ter de novo a sua igreja.
É bom recordar aqui que as Igrejas Católicas passaram para as mãos dos protestantes no ano de 1536 e que, durante cerca de 300 anos, foi proibida a prática da fé Católica tanto no Cantão de Vaud como em Genebra. Só a partir de mil oitocentos e pouco é que os católicos foram autorizados de novo a ter as suas igrejas e a poder celebrar a Missa.
A paróquia católica de Nyon é muito vasta, estende-se por 27 comunas e tem cerca de 22 mil católicos. Para além dos de língua francesa, existem também as comunidades de língua italiana, espanhola e portuguesa.

A Comunidade Portuguesa de Morges celebra a sua Eucaristia na Longeraie. Esta igreja (os suíços chamam-lhe «capela», apesar de ser grande como uma igreja) foi inaugurada no ano de 1954, tem cerca de 250 lugares e o padroeiro da igreja é São Domingos Sávio, um Santo que morreu com 15 anos incompletos (faltava-lhe um mês) e era grande amigo e discípulo de São João Bosco, que o ajudou imenso, já que ele era um jovem de famílias humildes, mas com um coração muito puro e generoso. Há 50 anos atrás, junto da capela, ficava o Instituto da Longeraie, para rapazes. Por isso, é natural que fosse escolhido um santo tão Jovem para padroeiro da igreja onde os rapazes rezavam!
A Igreja paroquial situa-se em Morges, na Rue Louis de Savoie (Luís de Sabóia), chamado «o Senhor de Vaud», que fundou a cidade de Morges no século XIII (faleceu no ano de 1302). Esta igreja foi inaugurada em 1844 e é dedicada a São Francisco de Sales, o santo que foi bispo de Genebra, cuja festa celebrámos no passado 24 de Janeiro.
A paróquia de Morges engloba 31 comunas e tem 14 mil católicos, englobando os de língua francesa, portuguesa, espanhola e italiana.

Finalmente uma palavra sobre a Comunidade de Etoy, a mais pequena em número mas que não é menos importante que as outras!
Esta comunidade celebra a Eucaristia no Templo da Igreja Reformada ou Protestante, em Etoy. É um bom exemplo de como é possível, hoje, católicos e protestantes se entenderem, apesar das lutas e incompreensões que existiram no passado!
Os católicos não têm igreja em Etoy! A Igreja paroquial está em Saint-Prex. Nesta paróquia vivem ao todo cerca de 4400 católicos e muitos deles são portugueses! A missa católica só voltou a ser celebrada em Saint-Prex em 1917, há apenas 90 anos, portanto! Curiosamente foi esse o ano em que Nossa Senhora apareceu na Cova da Iria!
E sem dúvida que é a Senhora de Fátima que une todas as comunidades portuguesas. Se fôssemos a escolher o Santo de cada terra, seria uma grande confusão, pois ninguém gostaria de ficar para trás. Assim, a Virgem Maria, que todos invocamos como Senhora de Fátima, é que segura e protege a unidade da fé de todos os portugueses. Que Ela mantenha sempre sobre nós o seu olhar de Mãe!
Pe. José Anastácio Alves

Aucun commentaire: