jeudi 12 février 2009

FRAGILIDADE E AMOR

O primeiro gesto simbólico da Quaresma é a imposição das cinzas. Aproveita-se este elemento terreno, fruto da “imposição” do fogo, para daí se retirar o seu significado. O que se recorda é a fragilidade humana, o carácter transitório da vida, a irreversibilidade do tempo que desgasta progressivamente as pessoas e as coisas. É um apelo à humildade, à consciência da fraqueza do homem perante a grandeza da vida que é passageira neste mundo.
Mas todo este lado negativo da existência terrena pode encontrar uma resposta.
A Pessoa e a Palavra de Cristo emergem como alternativa e interpelação. Com todo o seu dinamismo, sem rodeios. É que há o “Cristo simpático”, hoje dir-se-ia “soft”, que agrada mas é inegavelmente redutor. Não há que esquecer o “Cristo da Cruz”, que assume o lado trágico do homem, todo o seu drama existencial, que não volta costas à realidade. É o Cristo do desespero e da dúvida que chega a clamar da alto da cruz: “Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?” .
Mas, para tal, torna-se necessária a vontade da conversão que tantas vezes se exprime na violência interior, num caminhar doloroso mas consistente.
O Deus da consolação não nos liberta do peso dos perigos, mas está ao nosso lado com a Sua misericórdia e o Seu perdão. Para responder ao que aparece sem solução possível aos humanos, para aliviar a nossa fragilidade.

A imposição das cinzas

A imposição das cinzas é um rito penitencial e chama a atenção de cada homem para a “própria realidade”: “lembra-te que és pó e ao pó hás - de voltar”.
Mas também chama cada um à renovação interior: “arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.
A cinza é o fruto da “ queima” de ramos de oliveira benzidos no domingo de ramos.
Com a imposição das cinzas, os cristãos iniciam o tempo estabelecido para a purificação do espírito.
Este rito penitencial vem da tradição bíblica e tem-se mantido nos costumes da igreja universal, significa a condição do homem... e expressa a vontade interior de conversão.
Com este rito, o homem inicia o caminho da sua conversão que tem a sua meta na reconciliação com o Pai.
Quaresma: oração, jejum, caridade, partilha, reflexão sobre a palavra de Deus.

Nas nossas Comunidades de Lausanne ( Valentin e Mon-Gré), somos convidados a celebrar , no próximo dia 25 de Fevereiro na Basílica de Notre Dame ( Valentin), a Eucaristia com a Imposição das Cinzas, às 18h20.
Pe. Aloísio

Aucun commentaire: