mardi 8 décembre 2009

EDITORIAL

ADVENTO
Com o primeiro Domingo de Advento, no passado dia 29 de Novembro, demos início a um novo ano litúrgico, designado por Ano C.
Neste ciclo de tempo, contaremos com o acompanhamento especial do evangelista S. Lucas.

Chamamos “Advento”, que significa “vinda”, ao conjunto das quatro semanas que precedem o Natal. Nesta caminhada a Igreja convida-nos a preparar a Festa, dando uma especial atenção à oração e a gestos concretos. Como Maria, pela oração, glorificamos o Senhor que “se fez homem e veio habitar no meio de nós”.
Sendo acompanhada de gestos concretos de caridade, estaremos a prolongar no tempo e na História dos homens, a infinita misericórdia de Deus. E deste modo, acontecerá Natal.
Esperar a manifestação do Senhor Jesus, pressupõe antes de mais a fé, mas também a esperança. É pela força desta atitude, a esperança, que o cristão vive a sua existência com serenidade, fortalecida na luta e na perseverança que lhe permite superar todas as circunstâncias previstas e imprevistas.

Esperar segundo esta certeza do Senhor que vem, faz-nos estar despertos e aceitar colaborar activamente para que o Seu Reino chegue a todos os homens e mulheres de boa vontade.
Viver intensamente o tempo de Advento é a melhor garantia de o Natal vir a acontecer.

Pe. Aloísio

TOME NOTA…

Aqui fica a agenda que nos permitirá organizar melhor a nossa vida Comunitária:

NOTRE DAME DE LAUSANNE (VALENTIN)
Todos os Sábados 18h15 Catequese
20h00 Eucaristia

MON-GRÉ
Todos os Domingos 10h00 Catequese
11h30 Eucaristia

***
12 de Dezembro (Sábado)
FESTA DE NATAL DA CATEQUESE - Palais de Beaulieu a partir das 17h30
+++
25 de Dezembro (Sexta feira)
MISSA DE NATAL – Mon-Gré às 11h30
+++
1 de Janeiro 2010 (Sexta feira)
MISSA ANO NOVO – Mon-Gré às 11h30

***
A equipa sacerdotal, encontra-se à vossa disposição para as necessidades pastorais.
Sacramentos: *Confissões individuais – antes das Eucaristias ou marcar encontro
*Preparações de Baptismos e Matrimónio – contactar a Missão
*Direcção espiritual - visita aos doentes;
DISTRIBUIÇÃO DA SAGRADA COMUNHÃO
A doença bate à porta sem se anunciar! Por vezes, ao perderem a mobilidade, os cristãos ficam sem poder receber a comunhão numa altura em que precisariam mais que nunca desta Presença Viva.
A equipa sacerdotal da nossa Missão é sensível a esta questão e deseja levar essa Presença Viva a casa de quem já não pode vir à Igreja. São Ministros da Comunhão e estão disponíveis! Basta telefonar para a Missão, deixando para tal o seu nome e número de telefone.

UM SANTO NATAL

É impossível ser-se insensível ao Natal. Muita coisa de extraordinária vivência reside na memória e no coração de todos. Até quem se afirma como descrente, agnóstico e anti-religioso não conseguirá calar a interrogação que se levanta no seu espírito: "Porquê o Natal?"Os cristãos sabem o que é o Natal e a quem se refere a celebração, embora uma pequena parte o viva sem qualquer expressão ou sinal de Jesus, até nas suas próprias casas, pois acham que não precisam de o manifestar para "não causarem incómodo", direi, para não serem incomodados, pois a afirmação leva à coerência de vida.

O Natal tem de ser vivido em verdadeiro espírito de fé, para ser bem celebrado. Esta faz com que se busque o essencial e se dê pouca importância ao que é acidental, pois o secundário, por vezes, neste nosso mundo e tempo, é o que se pretende e se tenta impor.
Jesus nasceu e ninguém o pode negar. A partir do Seu Nascimento tudo se tornou diferente. Não bastará comemorá-Lo, como facto histórico, é preciso celebrá-Lo como acontecimento presente que Deus, constantemente oferece como dom e graça.
Jesus é o Senhor da Vida e tem de ser tudo e para todos. Quem ainda não tem esta experiência é porque ainda não celebrou o Natal.
Peçamos a Jesus que nos ensine a viver o Seu Natal.
Quem faz a experiência do encontro com Jesus, que nasceu para todos nunca mais, em dia algum da vida, O deixa de celebrar.
Que Jesus seja acolhido (nasça) no coração de todos.

Um Santo Natal.

Pe. Aloísio

A COROA DO ADVENTO

“Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas” (Lc 12,35)

Consiste numa coroa com ramos verdes, contendo 4 velas que representam as quatro semanas de preparação para o Natal.
Por isso se chama coroa do Advento.
Domingo após domingo, ajuda-nos a esperar activamente a vinda do Senhor.
- A sua forma circular indica a perfeição e plenitude de vida a que somos chamados.
- Como coroa, lembra-nos a dignidade e a realeza a que Cristo nos faz participar como eleitos de Deus.
- A luz que se acende, como símbolo de Cristo, luz do mundo, ilumina-nos o caminho que nos conduz até Ele.

Pelo acender de mais uma vela em cada domingo, compreendemos como, caminhando nos aproximamos da Luz do Natal.

PERSONAGENS DO ADVENTO

ISAÍAS

Ao longo de todo o tempo do Advento, contaremos na liturgia com o anúncio profético de Isaías, animando-nos a reconhecer pela fé o Senhor que vem.
Ele era natural de Jerusalém, pertencente a uma família de elevada posição social.
Cultivou uma notável sensibilidade poética, exprimindo-se num estilo abundante em imagens de pendor religioso. Recorrendo a esta linguagem, anunciou o Messias desenvolvendo a sua actividade por mais de 40 anos.
Mediante uma visão em que lhe é revelada a “santidade de Deus”, Isaías deixa-se conduzir por uma humilde mas firme convicção de que só pela fé confiante se poderá obter a salvação. Mesmo nos momentos de maior perigo, o Profeta, em nome de Deus, promete a tão desejada libertação, associada à paz e à justiça.

JOÃO BAPTISTA

Segundo o próprio Cristo, “entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no reino do céu é maior do que ele” (Mt 11,11).
O papel de João Baptista como Precursor é muito preciso: “preparar os caminhos do Senhor” (Is 40,3); deverá anunciar um baptismo no Espírito para a remissão dos pecados, um baptismo que será luz “para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte” (Lc 1,79), como dirá Zacarias, no Cântico que entoou quando pôde falar.
Toda a sua grandeza lhe advém da sua humildade e modéstia: “Ele é que deve crescer e eu diminuir”.
João baptista dá-nos uma lição de silêncio e recolhimento para poder dar testemunho; para poder denunciar o pecado com corajosa e franca honestidade.
Por tudo isto, João Baptista é figura da Igreja, modelo para cada um dos cristãos.

MARIA DE NAZARÉ

Maria está presente em todo o Advento. Para uma mãe, o nascimento de um filho significa uma festa que a marca para sempre; a preparação para o nascimento é um tempo privilegiado durante o qual se estabelece, entre mãe e filho, uma intimidade muito particular e única. Com Maria, passou-se o mesmo. No entanto houve na sua vida, como nas nossas, sobressaltos, perturbação e surpresas. Apesar de tudo, como o Advento nos revela, soube acreditar e esperar: “Conservava todas estas coisas meditando-as no seu coração” (Lc 2,9).
Neste tempo litúrgico, contemplamos Maria como a mulher que disse “sim” à
vontade de Deus. Um sim que lhe brotou do coração como um acto de fé e de entrega à Palavra de Deus e como um compromisso de fidelidade.

O ANJO GABRIEL

No Advento assistimos à intervenção do Anjo Gabriel, por duas vezes: uma em Jerusalém no Templo quando anuncia a Zacarias o nascimento de João Baptista; outra em Nazaré, quando convida Maria para ser a mãe do Messias (Lc 1,26-38). Fixando a nossa atenção na segunda intervenção, podemos dar conta de que o Anjo ao entrar em casa de Maria saudou-a dizendo: “ Salvé ó cheia de graça, o Senhor está contigo”.
Tranquiliza-a e entra em diálogo com Ela para lhe explicar o plano de Deus.
O Anjo Gabriel não age em nome próprio , mas como mensageiro de Deus. Com as suas palavras e a sua atitude revela-nos a bondade, o amor e o respeito de Deus pela pessoa de Maria. Depois do seu sim, o Anjo retira-se.
E é assim que, pelo modo como Gabriel procede com Maria, nos é revelada a maneira como Deus actua na história. Nunca força a nossa liberdade mas aguarda a nossa aceitação livre. Assim se compreende que Maria tenha respondido: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

“PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR”

É o grande refrão para este importante e decisivo tempo litúrgico que estamos a viver. Este novo ciclo litúrgico convida-nos à séria preparação do Natal do Salvador. Cada um é novamente convidado a acolher com verdade o Senhor do Universo, de forma digna, profunda, honesta e credível.
Com o início do Advento recomeça a grande caminhada da Igreja para a simplicidade, a pobreza e o despojamento da gruta de Belém.
O convite é hoje renovado a cada cristão e a cada homem de boa vontade, isto é, chamados a erguermo-nos dos sonos e a estarmos vigilantes para acolher o Senhor que vem…
Estar vigilantes! Levantar-se! Deixar-se acordar, pelos tantos e diversificados apelos de Deus. Pelos muitos e distintos apelos dos homens. Desde HOJE. A partir do «JÁ» de cada um e não apenas naquela noite de 24, havemos de abrir os olhos com coragem, com realismo e confiança, para que o nosso coração possa transformar-se, atempadamente, em gruta de acolhimento sincero, em gruta de reconciliação, de paz e de solidariedade efectivas.

De pé! Povo em marcha. Criança ou adulto, idoso ou jovem. É Deus que vem ao encontro. É Cristo que vai nascer entre nós para a cada um fazer renascer para uma vida nova. Somos obra das Suas mãos, barro nas Suas mãos de oleiro, permanentemente devedores a Ele da vida e de tudo.
Ergamo-nos. Ponhamo-nos a caminho. Em marcha para Belém, o autêntico caminho da vida verdadeira, da alegria, da simplicidade e da paz…
Erguer-se! E com coragem e determinação rebentar e destruir comodismos, instalações, mediocridades e indiferenças. Deixar para «trás» medos e feridas, vergonhas e pecados. Ressentimentos e ofensas. Porque sabemos e cremos que Deus vem, de novo, para nos salvar…
Irão rasgar-se os céus; irá chover o Salvador. E ficaremos inundados, encharcados, banhados desse Amor imenso que vem do Céu, dessa Justiça maior que a todos redime e salva…
Erguer-se. Pôr-se a caminho.
Seguir, confiada e generosamente uma «estrela» que abraça os contornos da verdade e da caridade, do perdão e da entrega, da alegria e da humildade. Uma «estrela» que nos guiará, com toda a certeza, a um estábulo, ao encontro de um Menino envolto em panos, numa manjedoura!Erguer-se. Pôr-se a caminho.

De mãos dadas a uma Igreja que Deus tanto quer e tanto ama. No seio e coração de uma Missão que construímos e santificamos com a verdade do nosso peregrinar. Na consciência fecunda e libertadora de que Deus teima «confundir-nos» ao apresentar-Se frágil, pobre, rejeitado, despojado! É assim o caminho do Céu, desse Céu que vem à Terra e a transforma com a força dessa fragilidade e a enriquece com o poder dessa pobreza libertadora…

12 DEZEMBRO - FESTA DE NATAL DAS CRIANÇAS DA CATEQUESE

Como já é do conhecimento geral, no próximo dia 12 de Dezembro a nossa Missão organiza, em Beaulieu a festa de Natal das crianças da catequese das nossas comunidades.
Esta festa terá o seu início às 17h30, com a presença das crianças da nossa catequese e suas catequistas, que nos irão transmitir as suas mensagens de Natal, com os seus cânticos, poemas, encenações... Depois, escutaremos canções, teremos, animação, e, como é óbvio, não faltará o tradicional “bailarico”.

Tudo isto só é possível porque o Natal é festa, fantasia, magia, sonho e alegria e…. como não poderia deixar de ser com a presença das Crianças!

MAGUSTO DA MISSÃO

Foi mais uma vez um enorme sucesso o magusto da nossa Missão, realizado no dia 15 de Novembro. Várias dezenas de pessoas acorreram à sala da paróquia de Ste-Thérèse afim de partilharem um momento de convívio e fraternidade, à volta de castanhas, caldo verde e um bom copo de tinto.
À semelhança do ano passado, o bailarico foi animado pelo grupo “Os Emigrantes”, que mais uma vez fizeram transpirar os inveterados dos salões de baile.

Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre... Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do dia de São Martinho.

Reza a lenda que, “num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, pousou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor”. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso. É o chamado “Verão de São Martinho”. O costume do magusto, que tradicionalmente começava no dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro.

Assim, diz o ditado popular “no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”. No fundo, com o São Martinho e o magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: “dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal”.

José Martinho

CÁRITAS INTERNACIONAL LEMBRA CRIANÇAS COM HIV – ORGANIZAÇÃO CATÓLICA PROCURA SALVAR 800 MENORES POR DIA

O cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional, pediu uma acção imediata para prevenir a morte das crianças afetadas pelo HIV nos países mais pobres.
Falando sobre o tema do Dia Mundial de Luta contra a SIDA, a 1 de Dezembro – “Acesso universal aos direitos humanos” –, o cardeal hondurenho afirmou que permitir às crianças contaminadas que cresçam e se tornem adultos é um direito fundamental.
Em comunicado publicado na página da Cáritas, é recordado que metade das crianças afectadas pelo HIV morrem antes de terem cumprido os 2 anos de idade, por viverem em países pobres, nos quais o acesso aos tratamentos adequados é muito limitado.

O presidente da Cáritas Internacional recordou que a organização trabalha no mundo inteiro, em comunidades nas quais o HIV está “a devastar as famílias”.
“Exortamos os governos, indústrias farmacêuticas e a comunidade internacional a que garantam que as crianças tenham o acesso oportuno aos tratamentos do HIV e da tuberculose”, afirmou.
Todos os anos cerca de 370 mil crianças menores de 15 anos contraem o HIV, a maioria através da transmissão mãe-filho. Cerca de 90% dessas infecções produzem-se em África.
Já este ano, a Cáritas lançou a campanha “HAART” (Highly Active Anti-Retroviral Therapy – terapia antiretroviral altamente ativa), com o objetivo de salvar da SIDA 800 crianças por dia, promovendo um maior acesso a testes e tratamento do HIV para os menores.
Com a campanha HAART a organização católica para a solidariedade e a ajuda humanitária pede a governos e companhias farmacêuticas que desenvolvam tratamentos que podem salvar a vida de centenas de crianças, a cada dia que passa.

in Agência Ecclesia

SUÍÇOS SÃO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS MINARETES

Apoiada pela União Democrática do Centro (UDC), e a União Democrática Federal (UDF), ambas de direita conservadora, mas combatida por todos os outros partidos, pelo Governo e pelo Parlamento, a iniciativa anti-minaretes seduziu claramente os eleitores suíços, cuja participação foi de quase 53%, mais elevada do que a média habitual.

Os resultados definitivos são claros: 57,5% dos eleitores aprovaram a inicitiva que proíbe a construção de novos minaretes. Apenas em quatro cantões a iniciativa foi rejeitada, em resultado surpreendente. A aprovação de uma iniciativa popular exige a dupla maioria, dos eleitores e dos cantões, o que foi claramente o caso: a iniciativa foi aprovada em 22 dos 26 estados. Só foi rejeitada em Genebra, Vaud, Neuchâtel e Bâle Campagne.
Os Bispos católicos da Suíça reagiram com uma dura condenação aos resultados do referendo sobre a construção de minaretes no país.
Para Walter Müller, responsável pela comunicação da Conferência Episcopal Suíça, este resultado é um “obstáculo e um grande desafio para o percurso de integração através do diálogo e do respeito recíproco”.
Para os Bispos suíços, a vitória do «Sim» vem “aumentar os problemas de convivência entre as religiões e as culturas”.
O secretário-geral da Conferência Episcopal Suíça, Felix Gmür, afirmou tratar-se de "um duro golpe contra a liberdade religiosa e a integração".

Montesquieu dizia, no século XVIII (1721): “Confesso que a história está cheia de guerras de religiões. Mas atenção, não é a multiplicidade das religiões que levou a essas guerras, mas sim o espírito de intolerância”.
Hoje, em pleno século XXI, leis como a iniciativa anti-minaretes são aceites, a intolerância continua, infelizmente, de actualidade.

José Martinho

ALMA MATER: CD DE BENTO XVI

O final do mês de Novembro foi a altura escolhida para o lançamento mundial do álbum “Alma Mater. Music from the Vatican”. As palavras recitadas e cantadas por Bento XVI estão na base da obra que mistura a tradição gregoriana e a música clássica contemporânea, com apontamentos do mundo árabe e hindu.
Oito peças inéditas de três compositores combinam-se com as orações e reflexões sobre a Virgem Maria que o Papa apresentou no Vaticano e nas suas peregrinações por todo o mundo, em particular pelos diversos santuários marianos.
O resultado final é uma fusão surpreendente, em que até a voz do Papa surge com uma doçura a que mesmo os seus ouvintes mais fiéis não estão habituados. Somos quase sempre remetidos para um mundo cinematográfico, mais do que estritamente religioso, procurando provocar emoções e surpreender.
Neste conjunto, destaca-se a notável combinação entre a tradição musical católica e a música tradicional árabe, feita por Nour Eddine. Este compositor marroquino, muçulmano, admite que nunca tinha tido nenhum contacto prévio com o universo musical do Gregoriano e diz mesmo que, quando lhe foi dirigido o convite para participar no projecto, pensou tratar-se de uma partida para os famosos “apanhados” da TV.

CATEDRAL DE LAUSANNE CHEIA PARA ASSISTIR À EUCARISTIA DO BISPO DE LAUSANNE, GENÈVE E FRIBOURG (LGF)

Cerca de um milhar de católicos vindos de todo o cantão assistiram à Eucaristia de entrada no Advento presidida por Monsenhor Bernard Genoud, Sábado 28 de Novembro, na catedral de Lausanne.

Perto de 30 sacerdotes rodearam Bernard Genoud e Jean-Robert Allaz, Vigário episcopal, nesta concelebração. O Bispo de LGF agradeceu a Esther Gaillard, Presidente do Conselho Sinodal da Igreja Protestante o facto de esta acolher os católicos na catedral. Edificada antes da Reforma, os católicos têm, com efeito, a possibilidade de ali celebrar uma vez por ano.

Os delegados das Uniões pastorais, Missões linguísticas e representantes dos vários departamentos da Igreja católica do cantão, associaram-se igualmente ao evento, levando, em procissão, um grande círio até junto do altar.

No decurso da sua homilia, o Bispo da diocése apelou aos cerca de 1’000 fiéis que respondam com amor e pelo perdão às mensagens de ódio neste mundo de indiferença face aos valores cristãos.

A oração universal foi dita em francês, italiano, espanhol, português, alemão, inglês e polaco.
O montante angariado durante o ofertório vai ser doado à Associação Bethraïm, de Lausanne, que acolhe e acompanha pessoas que sofrem de dependências e de dificuldades físicas.

José Martinho