mardi 8 décembre 2009

MAGUSTO DA MISSÃO

Foi mais uma vez um enorme sucesso o magusto da nossa Missão, realizado no dia 15 de Novembro. Várias dezenas de pessoas acorreram à sala da paróquia de Ste-Thérèse afim de partilharem um momento de convívio e fraternidade, à volta de castanhas, caldo verde e um bom copo de tinto.
À semelhança do ano passado, o bailarico foi animado pelo grupo “Os Emigrantes”, que mais uma vez fizeram transpirar os inveterados dos salões de baile.

Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre... Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do dia de São Martinho.

Reza a lenda que, “num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, pousou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor”. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso. É o chamado “Verão de São Martinho”. O costume do magusto, que tradicionalmente começava no dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro.

Assim, diz o ditado popular “no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”. No fundo, com o São Martinho e o magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: “dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal”.

José Martinho

Aucun commentaire: