dimanche 4 octobre 2009

JOVENS “TUGAS” EM PARIS 19, 20 e 21 SETEMBRO – 3°. ANIVERSÁRIO

No ano passado, o grupo de jovens os “ Tugas” festejaram o seu 2° Aniversário na Itália. Este ano os animadores do grupo, o Nuno e a Ana Sofia, propuseram aos jovens comemorar em Paris. Todos gostaram da ideia.

No dia 19 de Setembro, tínhamos encontro às 02h00 da manhã em frente da estação de Lausanne para nossa viagem a Paris. A maior parte dos jovens não descansaram nada antes da partida, pois eles esperavam há muito tempo este dia. A nossa viagem de noite foi muito animada, com muita música, piadas e não foi muito fácil de dormir durante a viagem, mas o mais importante é que estávamos todos unidos.
A nossa primeira paragem foi Disneyland - Paris, um complexo
turístico da The Walt Disney Company. Os jovens divertiram-se muito neste grande parque de atracções, no final do dia assistimos à “parade”, um desfile com os grandes bonecos da Wald Disney. Foi mesmo um dia inesquecível para nós todos. No final da tarde fomos para Nogent Sur Marne, para o nosso hotel. De noite, os Tugas estavam cansados, mas o que eles queriam era aproveitar ao máximo este fim de semana, alguns foram passear, outros foram ao bowling e alguns ficaram no hotel a jogar à sueca.

No Domingo 20 de Setembro, fomos visitar a cidade de Paris, um guia estava à nossa espera para visitar esta linda cidade rica em história e com muitos monumentos.
Tivemos a oportunidade de ver:
- O Sacré Coeur, um templo da Igreja Católica Romana dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
- A Igreja de São Pedro de Montmartre, a mais antiga da cidade de Paris.
- O Arco do Triunfo, construído em comemoração das vitórias militares de Napoleão Bonaparte.
- A Torre Eiffel inaugurada em 31 de Março de 1889, que foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa.
Na hora do almoço comemos no Champ de Mars, ao lado da Torre Eiffel, é uma das maiores áreas verdes em Paris. Na parte de tarde continuamos a nossa visita, fomos ver a Catedral de Notre Dame de Paris, dedicada a Maria, e acabamos a nossa visita no bairro des Marais, onde comemos crepes e gelados e onde os Tugas puderam mostrar os seus talentos de artistas da bola, houve bastante admiradores e fãs dos Tugas! À noite, estávamos todos cansados, mas não queríamos ir para cama, ainda tivemos coragem de sair para ver a Torre Eiffel iluminada, foi espectacular! No dia 21 tínhamos o dia livre, os jovens aproveitaram fazer shopping ou de passear. As 15h00 estávamos a caminho para regressar à Suiça.
Para concluir, este fim-de-semana correu muito bem, foi vivido com muita emoção, com divertimentos, visitas e descobertas. Os 30 jovens portaram-se muito bem. As saídas dos jovens Tugas permitem de continuar a consolidar o grupo, aprendendo a conhecer-nos melhor, a respeitar-nos e a alimentar uma amizade cada vez mais forte entre os membros do grupo. Estamos todos prontos para uma próxima viagem.

Como no ano anterior, aproveitamos para agradecer ao Pe. Aloísio e à nossa Presidente Adozinda da Silva, que sempre nos fizeram confiança e que nos apoiaram desde que o grupo foi criado, aos pais dos Jovens que nos confiaram outra vez os seus filhos e que tiveram confiança nos animadores do grupo e a todas as pessoas da Comunidade que também nos apoiaram até hoje.
No Inicio de Outubro, o Grupo de Jovens os “TUGAS” terá novos projectos, continuaremos ainda com o nosso projecto social ajudar as associações como l’ARFEC (Association Romande des Familles d'Enfants atteints d'un Cancer) e ELA (maladies génétiques orphelines). Quem quiser pode visitar o nosso website
www.grupojovenstugas.com para lerem os objectivos do grupo e as nossas actividades.