mercredi 21 janvier 2009

VEM, ESPÍRITO SANTO

No próximo Domingo, dia 25 de Janeiro, as nossas Comunidades de língua portuguesa de Lausanne e de Renens preparam-se para viver um dos momentos mais significativos da própria caminhada de Fé: é o Sacramento da Confirmação, que será conferido a 93 jovens e adultos, por Monsenhor Jaqcques Baderet, de Fribourg, na Santa Missa solene que será celebrada às 10:30 na Basílica de Notre Dame no Valentin em Lausanne.

A Confirmação, chamada também “Crisma” por causa do rito essencial que é a unção, é um dos Sacramentos através do qual são lançados os alicerces da vida cristã. Com este sacramento, se confirma e se reforça a graça baptismal.
Na Antiga Aliança, os profetas anunciaram a comunicação do Espírito Santo do Senhor ao Messias esperado e a todo o povo messiânico. Toda a vida e missão de Jesus se desenvolvem numa total comunhão com o Espírito Santo. Os Apóstolos recebem o Espírito Santo no Pentecostes e anunciam “as grandes obras de Deus” (Act. 2,11). Comunicam aos neófitos, através da imposição das mãos, o dom do mesmo Espírito. Ao longo dos séculos, a Igreja continuou a viver do Espírito e a comunicá-lo aos seus filhos.
O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma feita sobre a fronte com a imposição da mão por parte do Bispo que pronuncia as palavras sacramentais próprias do rito. O efeito da Confirmação é uma efusão especial do Espírito Santo que imprime na alma um carácter indelével e trazendo consigo um crescimento da graça baptismal, enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.
Na experiência concreta deste ano, os nossos jovens e adultos foram preparados para este momento através de uma caminhada de fé de três meses, conduzida com encontros semanais, orientados pelo Assistente de Pastoral da nossa Missão, António Vicente, que os levou progressivamente a redescobrir e meditar os mistérios da fé e sobretudo a profundeza e a beleza da vida cristã. Os vários questionários que periódicamente lhes foram submetidos constituíram uma boa ocasião de diálogo e de abertura acerca dos temas mais delicados da vida de hoje. Também houve encontros em que aos jovens foi apresentada uma perspectiva de continuação do caminho da fé através da realidade dos Movimentos que hoje animam e impulsionam a vida da Igreja.

Pessoalmente penso que este tempo foi muito valioso na vida destes jovens, enquanto lhes foi dada a oportunidade de voltarem a aproximar-se da figura de Jesus Cristo. Ter Cristo é de facto o dom maior que podemos receber em nossa vida... e mesmo que às vezes os dons de Deus sejam dados na precariedade ou entregues embrulhados num papel de jornal, todavia quem os recebe e os descobre profundamente, vê a sua vida transformada completamente. É esta de facto a esperança e o desejo que guardamos para todos estes jovens e também a oração que para eles elevamos a Deus.
Pela minha experiência pessoal o dom do Espírito Santo é o dom mais concreto que Deus me podia ter dado, e quanto ingrato eu fui muitas vezes em não ter conseguido recebe-lo dignamente. Quando Deus nos dá o Espírito Santo, dá-nos a nós a parte mais preciosa de Si, o tesouro mais caro que Ele tem e sobretudo a coisa mais necessária para nossa vida. Um pequeno exemplo: todas as vezes que nós nos enervamos com alguém (sobretudo na vida de casal) e estamos zangados com esse(a) pessoa, na verdade e no fundo mesmo é porque ficamos decepcionados. No final das contas esperávamos que uma pessoa nos desse amor, carinho ajuda e compreensão e recebemos egoísmo, violência, desprezo ou maus juízos... esperávamos no fundo de ver nela virtudes e pelo contrário encontramos nela os vícios... e vamos em crise... E sobretudo esquecemos que as virtudes nascem somente do dom do Espírito Santo desejado, pedido e semeado em nossos corações... E quanto necessitamos todos deste dom que tem uma criatividade belíssima e uma presença tão delicada e doce que é um verdadeiro bálsamo para as feridas do nosso coração e de nossa vida.


O convite para todos é que possamos acompanhar nesta semana estes 93 jovens e adultos, com a nossa oração e a nossa intercessão junto de Deus, para que este momento que eles viverão, possa constituír para cada um, não um objectivo alcançado mas o começo de uma aliança nova e de uma caminhada a continuar junto com Cristo, que quer fazer-se amigo e companheiro nosso nas estradas da vida que muitas vezes, de verdade, não são nada fáceis.
Pe. Daniel Colautti

Aucun commentaire: