mercredi 21 janvier 2009

REZAR PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

De 18 a 25 de Janeiro de cada ano, os cristãos das várias Igrejas – ou seja: Católicos, Protestantes, Ortodoxos e Anglicanos – celebram juntos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Tudo começou no ano de 1908, por iniciativa de um pastor da Igreja Anglicana chamado Paulo Wattson.

Desde então, as várias igrejas têm procurado estar juntas e rezar por esta intenção, ao menos durante esta semana!
O apelo à unidade é do próprio Jesus, no evangelho de São João, que rezou ao Pai pelos seus discípulos, para que fossem «um só»: «que todos sejam um, como nós somos um!» (Jo 17, 22).
A nossa oração pela unidade de todos os cristãos é, por isso, antes de tudo, uma resposta ao apelo do Senhor! Um dos maiores escândalos que dão os cristãos é a divisão entre eles, que dá mau testemunho de Cristo e contraria a vontade de Deus de reunir a todos como filhos de uma família!
Quando estamos a falar nestas coisas, é preciso ter muito cuidado: é que todos somos cristãos! Tantos os Católicos, como os Ortodoxos, os Protestantes e os Anglicanos, formam uma única religião, a RELIGIÃO CRISTÃ! Por isso, não é correcto dizer que os Protestantes têm outra religião! Eles professam a Religião Cristã, embora façam parte de outra CONFISSÃO ou IGREJA! Atenção: se dissermos que eles não são Cristãos, estamos a ofendê-los! Não são Católicos, mas são Cristãos porque acreditam que Cristo é o Salvador!

As divisões
A primeira grande divisão dos Cristãos aconteceu há quase mil anos, quando as Igrejas do Oriente se separaram da Igreja Católica e formaram as IGREJAS ORTODOXAS. Esses Cristãos Ortodoxos são a maioria da população em vários países: Grécia, Rússia, Ucrânia, Roménia, Bulgária, Sérvia, etc. Por isso, a maioria dos imigrantes de Leste que trabalham em Portugal é constituída por Cristãos Ortodoxos! Têm os 7 sacramentos como nós, são muito devotos da Virgem Maria, mas em vez de imagens têm ícones, que são pinturas dos santos sobre madeira! Não aceitam a autoridade do Papa e em cada país têm o seu Metropolita.
Depois, há cerca de 500 anos, deu-se outra divisão, comandada por Lutero na Alemanha e Calvino na França e Suíça. Formaram-se nessa altura as IGREJAS PROTESTANTES, também chamadas Evangélicas. Na Alemanha, os Cristãos Protestantes têm o nome de Luteranos e na Suíça são conhecidos como Reformados ou Calvinistas.
Pela mesma altura, a Igreja Inglesa também deixou de obedecer ao Papa e passou a chamar-se IGREJA ANGLICANA: é uma Igreja que podemos chamar meia Católica e meia Protestante. É Católica na aparência (têm bispos como nós, por exemplo, os paramentos dos padres são iguais aos nossos, etc.), mas é Protestante na doutrina (não veneram os santos, nem reconhecem o Papa).

Procurar a unidade
Nós, emigrantes na Suíça, temos a experiência de conviver diariamente com muitos Cristãos que não são Católicos e que nós chamamos Protestantes. São CRISTÃOS porque acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
Então, que têm em comum os Católicos e os Protestantes? Têm um único Baptismo, que é válido nas duas Igrejas. Professam a mesma Fé na Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo): por isso, o seu Credo é exactamente igual ao nosso! Rezam o mesmo Pai-nosso!
E quais são as grandes diferenças? Os Católicos têm 7 Sacramentos e os Protestantes falam apenas em 2 (Baptismo e Ceia). Os Católicos têm o Papa como sucessor de São Pedro, à frente da Igreja e os Protestantes não têm nem bispos nem Papa! Finalmente, na questão dos santos: os Católicos veneram os Santos, sobretudo Nossa Senhora (porque consideramos os santos nossos modelos de vida e intercessores junto de Deus) e os Protestantes dizem que não fazem falta os santos porque nós falamos directamente com Deus nas nossas orações.
Será possível maior unidade entre os Cristãos? Claro que sim! Essa é com certeza a vontade de Cristo. Aliás, nós temos a experiência de unidade e amizade entre Cristãos, sejam Católicos, sejam Protestantes. Em muitos lugares da Suíça e da Alemanha, há uma só igreja para Católicos e Protestantes se reunirem e celebrarem os seus sacramentos.
Ao longo desta semana, nas nossas orações de cada dia, lembremos esta intenção: que o Senhor aumente a união entre todos os Cristãos. Com os Protestantes, nós Católicos podemos aprender a ser melhores Cristãos! Oxalá, connosco, os Protestantes também aprendam a ser melhores Cristãos! Porque o que importa realmente é SER-SE MELHOR CRISTÃO, ou seja, ser melhor DISCÍPULO DE CRISTO e segui-l’O em todos os momentos da Vida!

Para os que quiserem rezar cada dia pela unidade dos cristãos, aqui vai a oração sugerida para esta Semana:

Deus de compaixão, Tu nos amaste e perdoaste em Jesus Cristo. Tu reconciliaste toda a humanidade no Teu amor redentor. Olha com bondade para todos aqueles que trabalham e rezam pela unidade das Comunidades Cristãs, ainda divididas. Dá-lhes a graça de serem irmãos e irmãs no Teu amor. Amém.
Pe. José Anastácio Alves

Aucun commentaire: