mardi 4 novembre 2008

LIÇÃO DE S. MARTINHO


É difícil falar no mês de Novembro sem falar no S. Martinho. Penso até que é possível dizer que não existe escola no nosso país que não prepare um modo de celebrar este dia e de diversas formas se apresenta a história de S. Martinho às crianças e às populações.
E também diferentes interpretações se dão ao gesto generoso de rasgar e dar a sua capa ao homem pobre e desprotegido. Apesar de estarmos a iniciar o mês de Novembro o mau tempo parece não aparecer, e é-nos difícil imaginar o valor que esse gesto tem se não sentimos na pele o frio e a chuva.
Mas sem ser no sentido meteorológico, encontramos algumas pessoas que sofrem não na pele, mas sim no coração, e não é a chuva e o frio que as faz sofrer mas sim desgostos, vazios, desilusões e muitas preocupações. Seria interessante se todos pensássemos que «capas» temos para partilhar e aquecer esses corações. Se nos sentimos revestidos do Espírito Santo decerto
nos sentimos prontos a partilhar, e se todos dermos um bocadinho do nosso tempo, da nossa paciência e do nosso amor, Novembro pode ser um mês menos frio e chuvoso para muitos corações.

Pe. Aloísio

Aucun commentaire: