mardi 16 décembre 2008

NASCE NO NOSSO CORAÇÃO

O tempo de Natal proporciona muitas festas, particularmente ao nível das idades relativas à Catequese da Infância e da Adolescência. Não deixa de ser um contributo para a formação dos mais novos através das canções, poesia, encenações de diversos tipos. Também entre nós irá isso mesmo acontecer, na Festa de Natal, para as crianças da catequese das nossas Comunidades, terminando com uma celebração eucarística.
Numa das minhas pesquisas e leituras, neste contexto de Natal e Catequese, encontrei uma carta escrita por um grupo de adolescentes, de uma paróquia do patriarcado de Lisboa, que acharam que haviam de escrever ao Menino Jesus aconselhando-o onde ele hoje não devia nascer.
Para nossa reflexão aí vai o texto da carta:

“Não nasças no continente europeu: vão fazer de ti um consumista e um egoísta. Não nasças no continente americano: na América do Norte, ensinavam-te logo a ser capitalista, a fazer guerras e a seres dono do mundo; na América do Sul, punham-te logo a cortar cana de açúcar, a pedir esmola e acabas em menino da rua. Não nasças no continente africano: ficas logo com sida, com diarreia, põem-te uma espingarda nas mãos, se entretanto não morreres de fome. Não nasças no continente asiático: põem-te logo a fazer roupa, calçado e brinquedos para os meninos dos outros continentes e tu ficas sem infância.
No entanto, não deixes de nascer, mas o único lugar seguro é o coração de cada um de nós”.

Aucun commentaire: