samedi 6 février 2010

... E DAS COMUNIDADES DE “LA CÔTE” – MORGES E ETOY

Meia centena de jovens e adultos das comunidades de Morges e Etoy receberam o Sacramento da Confirmação no «cair do pano» do mês de Janeiro, no decorrer de uma celebraçâo presidida pelo Bispo Emérito do Funchal, Dom Teodoro de Faria.

No sábado, dia 30, a Igreja de São Francisco de Sales, bem no centro de Morges, acolheu um total de 50 jovens e adultos, juntamente com os seus padrinhos e madrinhas, familiares e amigos…
A Eucaristia iniciou-se pelas 14.30 horas, ainda a digestão do almoço ia a meio… Horário bem «apertado» a tal obriga!
Foi uma celebração simples mas bonita, cheia de alegria e de vida, que agradou aos presentes, de tal forma que se ouviu alguém dizer cá fora: «às vezes uma missa de 45 minutos parece uma eternidade; hoje nem dei pelas horas passarem…».
Logo após a celebração, houve um convívio no Salão da Longeraie, que reuniu algumas centenas de pessoas, entre crismados e seus familiares, que assim puderam também conhecer mais de perto e trocar dois dedos de conversa com o bispo vindo de Portugal. À medida que a noite caía, a sala ia ficando cada vez mais vazia. É verdade que ainda havia muita coisa para petiscar em cima das mesas, mas tinha-se a impressão de que «em outras mesas» havia outros pratos à espera…

Na verdade, era chegada a hora do jantar e alguns dos nossos jovens crismados, desta vez, tinham de abdicar de sair à noite com os amigos (pois claro, era sábado!) para estar com a família (parte dela vinda de Portugal…)! Mas com certeza que valeu a pena, pois a Confirmação, para além de ser o Sacramento da maturidade da Fé, constitui também uma oportunidade para reunir a família e juntos celebrar a vida, a união e a amizade.

Parabéns aos grupos corais que animaram as duas celebrações! Parabéns a todos os que foram confirmados! Que o Espírito do Senhor faça de cada um/a de vós verdadeira testemunha de Jesus Cristo, num mundo onde a força da Fé pode ser uma grande «arma» para as lutas da vida!
Parabéns aos vossos padrinhos e madrinhas, pais e mães, familiares e amigos. «Nenhum homem é uma ilha», costuma dizer-se… Obrigado e parabéns aos/às catequistas: sem vós este dia não teria acontecido. Parabéns às Comunidades: elas são o lugar onde se fortalece e se celebra a Fé!

Pe. José Anastácio Alves

Aucun commentaire: