samedi 6 février 2010

ESTAR DIANTE DO OUTRO

Quaresma. Os nossos quarenta dias pedagógicos que nos fazem lembrar os quarenta anos no deserto com Moisés; um caminho semelhante ao (do retiro) de Jesus, num à descoberta inspirador, que também contém horas de sede existencial, momentos de aridez na busca de identidade que fará descobrir qual é a "missão". Só no “confronto” haverá novidade! Para nós e o nosso tempo, Quaresma será uma nova oportunidade.
De nos apercebermos do valor maior que a vida poderá ter se assumirmos a humilde coragem de a enfrentar.
Agarrar a vida a partir de dentro, não se colocar “diante de si mesmo”', ter sede de aperfeiçoamento, “agitar” para não deixar que tudo fique na mesma, dignificar sempre mais o tempo que em nós é "Dom-Absoluto" , eis alguns desafios oportunos.

Será o tempo de colocarmos diante do Senhor da Vida todas "as primícias dos frutos da terra"; o mesmo será dizer: descentralizarmo-nos, criarmos em relação a nós mesmos aquela equidistância capaz de ver o que estará menos bem, assumirmos a capacidade de colocarmo-nos diante do outro e do Outro-Jesus Cristo.
Confrontarmo-nos com o maior ideal de todos, o modo de vida que Ele nos propõe e... (oferecendo-lhe o curso, a descoberta, a tarefa que assim será sempre serviço...) encurtarmos a distância rumo a uma certa perfeição (pascal, primaveril) maior!
Se o caminho é difícil, já será bom sinal. É caminho que, por si, já vence a tentação do fácil, do conformismo.

É 'urgente' mudar? O quê?!
Pe. Aloísio

BISPO EMÉRITO DO FUNCHAL CONFIRMA NA SUA FÉ JOVENS E ADULTOS DE LAUSANNE...

A basílica de Notre Dame encheu-se no passado Domingo, dia 31 de Janeiro, para a celebração do Sacramento da Confirmação presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito da Diocese do Funchal.
Na homilia que proferiu, o prelado elogiou o numero des jovens e menos jovens que estavam presentes, dizendo que “hoje começa uma nova caminhada para o esforço de aprofundamento da fé e também de fazer nascer dentro da comunidade vocações que tanto precisamos”.

D. Teodoro de Faria mostrou que tem um carisma muito especial, falando de uma forma terna, com palavras tão simples, capazes, no entanto, de nos tocar o coração. Salientou o quanto são conhecidos os valores humanos e cristãos que marcaram e continuam a animar a alma das nossas communidades radicadas aqui em Lausanne (e no estrangeiro em geral), o amor à família e à terra de origem, Portugal. “Já são conhecidas as vossas expressões de fé e de religiosidade, como a adoração a Nossa Senhora de Fátima. Agora precisamos de vocações missionárias na emigração. Partilhar a vida e a fé de dentro para fora e de fora para dentro”, frisou D. Teodoro de Faria.

Depois dos agradecimentos habituais da Presidente do Conselho dos assuntos económicos e do Pe. Aloisio, sacerdote moderador da nossa Missão, o Bispo Emérito do Funchal finalizou a cerimónia, confiando a assembléia a Maria-Mãe com uma Avé-Maria.

Após a celebração, e à semelhança do que é habitual nestas ocasiões, teve lugar um aperitivo simples na sala St.-Thérèse, como forma de agradecer a todos os que se empenharam no bom desenrolar deste dia tão especial (grupo coral, colaboradores, etc.).

... E DAS COMUNIDADES DE “LA CÔTE” – MORGES E ETOY

Meia centena de jovens e adultos das comunidades de Morges e Etoy receberam o Sacramento da Confirmação no «cair do pano» do mês de Janeiro, no decorrer de uma celebraçâo presidida pelo Bispo Emérito do Funchal, Dom Teodoro de Faria.

No sábado, dia 30, a Igreja de São Francisco de Sales, bem no centro de Morges, acolheu um total de 50 jovens e adultos, juntamente com os seus padrinhos e madrinhas, familiares e amigos…
A Eucaristia iniciou-se pelas 14.30 horas, ainda a digestão do almoço ia a meio… Horário bem «apertado» a tal obriga!
Foi uma celebração simples mas bonita, cheia de alegria e de vida, que agradou aos presentes, de tal forma que se ouviu alguém dizer cá fora: «às vezes uma missa de 45 minutos parece uma eternidade; hoje nem dei pelas horas passarem…».
Logo após a celebração, houve um convívio no Salão da Longeraie, que reuniu algumas centenas de pessoas, entre crismados e seus familiares, que assim puderam também conhecer mais de perto e trocar dois dedos de conversa com o bispo vindo de Portugal. À medida que a noite caía, a sala ia ficando cada vez mais vazia. É verdade que ainda havia muita coisa para petiscar em cima das mesas, mas tinha-se a impressão de que «em outras mesas» havia outros pratos à espera…

Na verdade, era chegada a hora do jantar e alguns dos nossos jovens crismados, desta vez, tinham de abdicar de sair à noite com os amigos (pois claro, era sábado!) para estar com a família (parte dela vinda de Portugal…)! Mas com certeza que valeu a pena, pois a Confirmação, para além de ser o Sacramento da maturidade da Fé, constitui também uma oportunidade para reunir a família e juntos celebrar a vida, a união e a amizade.

Parabéns aos grupos corais que animaram as duas celebrações! Parabéns a todos os que foram confirmados! Que o Espírito do Senhor faça de cada um/a de vós verdadeira testemunha de Jesus Cristo, num mundo onde a força da Fé pode ser uma grande «arma» para as lutas da vida!
Parabéns aos vossos padrinhos e madrinhas, pais e mães, familiares e amigos. «Nenhum homem é uma ilha», costuma dizer-se… Obrigado e parabéns aos/às catequistas: sem vós este dia não teria acontecido. Parabéns às Comunidades: elas são o lugar onde se fortalece e se celebra a Fé!

Pe. José Anastácio Alves

NOTÍCIAS DA CATEQUESE

As nossas Comunidades de Lausanne , (Valentin e Mon-Gré ), neste Mês de Fevereiro, celebram na catequese, com os grupos do 2º e 4º ano respectivamente, as Festas do Pai-nosso e da Palavra.

Sábado, dia 6 e Domingo, dia 7 de Fevereiro, a nossa Catequese celebra a Festa da Palavra.
Os grupos do 4º catecismo, recebem a Bíblia durante a Eucaristia.

A Bíblia, ou Sagrada Escritura, é o conjunto dos livros do Antigo Testamento (antes de Jesus Cristo), e do Novo Testamento que contém a Revelação feita por Jesus Cristo e transmitida aos apóstolos e seus seguidores. Estes livros, escritos por inspiração divina, dão-nos a conhecer o mistério da vontade de Deus, revelado ao Seu povo ao longo das gerações, bem como a história e o testemunho daqueles que nos precederam na fé. Nós fazemos parte do povo de Deus, somos com ele peregrinos, e com a força do Espírito Santo caminhamos para a Pátria Celeste.
O 4º catecismo debruça-se especialmente sobre a Palavra de Deus, a História (e as histórias) do povo de Deus que, a partir da Revelação de Jesus Cristo (o Novo Testamento) se torna «Igreja». O projecto de Deus para o Seu povo diz respeito a todos nós («Igreja»), e por isso a leitura da Bíblia assume uma importância central na nossa vida.

Sábado dia 27 e Domingo dia 28 de Fevereiro, a nossa Catequese celebra a Festa do Pai-Nosso.
Celebram, os nossos meninos, a entrega solene da oração do Pai-nosso, neste 2º ano de catequese, que dedicamos à descoberta de que ser cristão é seguir Jesus e de encontrar no Pai de Jesus o nosso Pai.

Pe. Aloísio

17.02.2010 - QUARTA-FEIRA DE CINZAS

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, e efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ocorre quarenta dias ante da Páscoa sem contar os domingos (que são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-Feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa, podendo variar, do começo de Fevereiro até a segunda quinzena de Março. Alguns cristãos tratam a Quarta-Feira de Cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. O Sacerdote marca a testa de cada celebrante com cinzas.
Esse simbolismo relembra antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus.
No catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

DIA DESPORTIVO CANTONAL EM YVERDON-LES-BAINS

Sábado, dia 16 de Janeiro, 12 jovens do grupo de jovens “Tugas” participaram pelo segundo ano consecutivo num evento desportivo cantonal, acedendo a um convite formulado pela “PASAJ” - Pastorale d’Animation Jeunesse de l’Eglise Catholique du Canton de Vaud.
Este ano tivemos a oportunidade de ir para Yverdon-les-Bains.

Ao chegar nesta cidade, tivemos um encontro de informação e de apresentação dos grupos. À tarde fomos para as salas de ginástica do Gymnase de Yverdon-les-Bains para afrontar os nossos “adversários”, em desportos como o basketbol, voleibol, uni-hoquei e o futebol. Participavam 8 grupos. Foi, portanto, um dia muito cansativo para todos os jovens que deram o seu melhor.
Pelo segundo ano consecutivo, classificámo-nos no 1° lugar do torneio.
Não foi tarefa facil para os outros grupos afrontar os “Tugas”.
Mais uma vez, os “Tugas” e os outros jovens fizeram, neste dia, prova de civismo e fair-play e mostraram que a cor, a idade e a cultura de cada um não tem nenhuma importancia para nós os jovens!

No final do torneio, foi celebrada uma missa na Igreja de St Pierre.
Esta experiênca mostra-nos mais uma vez que somos todos iguais e o que nos une é a nossa fé. No final da Eucaristia, a PASAJ ofereceu-nos o jantar.
No fundo, o mais importante neste dia foi o convivio, a união entre os grupos e a partilha que nos trouxe alegria a todos nós, os jovens.

Estamos todos à espera do proximo convite para ficar outra vez no 1° lugar!!!
Pedro Rocha