lundi 18 janvier 2010

JANEIRO 2010

É chegado o novo ano civil. Altura de fazer o balanço do ano velho que passou e traçar metas para o que se inicia. Acabados de celebrar o nascimento do menino Jesus, que humildemente se fez Homem e desceu até nós, somos convidados a dar graças pelo ano que vivemos e onde certamente o Senhor se manifestou nos mais diversos acontecimentos.

Esperando que neste novo ano nos encontremos em cada dia com a alegria do amor de Deus, procuremos não só definir objectivos pessoais mas estar principalmente atentos às necessidades e desejos daqueles com quem lidamos diariamente.
Um bom ano de 2010 são os votos da equipa do boletim “Chama Viva” para todos .
Pe. Aloísio

O NOSSO NATAL

A “hall” 18 de Beaulieu, encheu-se no Sábado, dia 12 de Dezembro pelas 18h30, por ocasião da já habitual Festa de Natal da Catequese das Comunidades de Lausanne.
Uma noite onde imperou o espírito natalício e a alegria.
Uma noite de partilha, onde pais e famílias puderam contemplar o trabalho que os seus filhos prepararam.

Como já é hábito, a criatividade foi uma constante,
alternando-se poemas com músicas de Natal, finalizando com uma bela reflexão :“Aquele que está para chegar... o nosso Salvador”. Esta apresentada em formato de encenação teatral pelo grupo do 6º ano de catequese de Mon-Gré.

A nossa festa foi no seu todo apelativa aos valores da paz e do verdadeiro sentido do Natal, chamando assim a atenção para o espírito consumista e materialista que teima invadir-nos nesta quadra festiva. O presépio enquanto motivo do Natal teve o seu devido realce neste evento culminando com os quadros bíblicos que nos foram apresentados.

Foi bonito ver crianças, adolescentes e jovens unidos na mesma fé e expressando esse sentimento que os une no empenho e dedicação que colocam nas suas participações.
Um tempo que permitiu, meditar, cantar, interiorizar e rezar.
Todos aqueles que assistiram expressaram o seu apreço por esta iniciativa e motivaram a sua continuidade.

Nunca é demais salientar o empenho e a disponibilidade interior / exterior que os catequistas oferecem para que esta iniciativa continue a ser levada a cabo com sucesso.
Também isso é o Natal… quando o Homem o faz!
A todos um profundo obrigado, às Catequistas, administração da Missão, o Grupo de Jovens, Os Quinas, as Famílias.


P. Aloísio Araújo

NATAL DAS COMUNIDADES: VEVEY

No passado dia 13 de Dezembro, a Comunidade Católica de Língua Portuguesa, da paróquia de Notre-Dame de Vevey, realizou a tradicional festa de Natal das crianças, na Grande-Salle de la Part-Dieu, em Vevey.

A festa começou com a celebração da Eucaristia, às 15h.
Após a Eucaristia, começou o espectáculo e a animação da tarde. Em primeiro os grupos de catequese, que apresentaram os seus cânticos. Houve também a visualização de duas apresentações em PowerPoint, alusivas ao tempo de Natal.

De seguida, e depois de muito chamado pelas crianças e adultos, lá chegou o tão esperado Pai Natal que distribuiu uma lembrança a todas as crianças presentes.

No fim, houve um lanche partilhado: cada qual deu do que trouxe (chegou e sobrou), proporcionado, assim um alegre fim de tarde.

O Conselho da Comunidade agradece encarecidamente às crianças da catequese, suas catequistas e seus pais, e a todos os que trabalharam para que esta festa tenha sido possível.
Elisabeth da Costa
[Secretária do CC]

NATAL DAS COMUNIDADES: YVERDON

No passado dia 20 de Dezembro a Comunidade Católica de Língua Portuguesa da Paróquia de Saint-Pierre de Yverdon-les-Bains realizou, como de costume, a festa de Natal das crianças, na sala da Marive.

O dia começou com a celebração da Eucaristia, às 10h, presidida e animada pelo padre Luís Vieira, vindo de Portugal, e com a presença do padre José Carlos. Na animação da Eucaristia, esteve também presente o Grupo Coral de Adultos, da nossa Comunidade, cantando bonitos cânticos e ajudando assim, a assembleia a participar mais activamente. Logo no início da celebração, houve ainda a participação dos vários grupos de catequese, que levaram ao altar as coroas do Advento feitas pelas crianças ao longo desse tempo de preparação para o Natal.

Ao meio-dia foi servido o almoço a cerca de 300 pessoas, aproximadamente, tendo corrido muito bem.
Logo a seguir ao almoço, começou o espectáculo e a animação da tarde. Em primeiro os diferentes grupos de catequese que apresentaram os seus cânticos. De seguida actuaram os jovens palhaços (vindos de Portugal) que retiveram a atenção dos mais pequenos (e dos maiores) até à chegada do Pai Natal, pelas 17h, que distribuiu um lanche a todas as crianças presentes.

O resto da tarde foi animado pelo músico André Mota, terminando com o sorteio da tômbola, recheada de bons prémios.
O CC agradece aos seus patrocinadores, bem como a todos os que trabalharam para que esta festa tenha sido possível.
Cristina Vieira
[Secretária do CC]

YVERDON: GRUPO CORAL INFANTIL

A Comunidade Católica de Língua Portuguesa de São Pedro de Yverdon-les-Bains, apresentou no passado dia 4 de Dezembro o seu Grupo Coral infantil.

A estreia deste novo grupo fez-se com a participação completa nos cânticos da Eucaristia, das 19h, com grande sucesso e beleza.
Antes de terminar a Eucaristia, Cristina Vieira justificou a fundação do Grupo e revelou o nome pelo qual será conhecido: “Grupo Coral Infantil do Menino Jesus”.

Para terminar, o Padre José Carlos deu a bênção do Menino Jesus de Praga a todas às crianças presentes na assembleia litúrgica e, especialmente, ao Grupo Coral Infantil.
A iniciativa da fundação do Grupo Coral Infantil do Menino Jesus partiu de Cristina Vieira, uma das catequistas desta comunidade e secretária do CC, bem como do seu marido Paulo Vieira.
Os dois co-fundadores do Grupo Coral Infantil do Menino Jesus contam com o apoio do Sr. António dos Santos, elemento do Grupo Coral de Adultos, António Monteiro, na viola, e uma adolescente, no violino.

Actualmente fazem parte do Grupo 30 crianças entre os 5 e os 13 anos, e esperamos que bem depressa muitos outros possam aderir.
Cristina e Paulo Vieira
[Co-fundadores do GCIMJ]

PARA TI, QUEM É JESUS?

Celebramos no passado dia 10 de Janeiro, a festa do baptismo de Jesus.
Na leitura do evangelho surgem vários intervenientes a fazer declarações. Também hoje na vida. Afinal, quem é Jesus?!
Lê este texto e procura identificar-te com alguma das suas personagens. Vale a pena!
Para os judeus, era um nazareno sem qualquer valor.
"De Nazaré pode vir alguma coisa boa?" - pergunta Natanael a Filipe, após o anúncio de que havia aparecido o Messias.
Para os candidatos ao baptismo de João, era mais um que estava na fila, à espera de vez.
Para João Baptista, seria um senhor importante, talvez o profeta por excelência a quem nem sequer podia prestar qualquer serviço, mesmo o mais humilde.
Para Deus, é o Seu Filho muito amado, a Sua Palavra definitiva, a Sua Imagem visível, o Seu Ungido pelo Espírito Santo. É Quem realiza o Seu projecto de salvação no qual estamos todos envolvidos.
Para o centurião romano e, nele, para todos nós, Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus que nos vem salvar, que nos convida a escutar a Voz do Pai, a partilhar a sorte dos homens, nossos irmãos, a cuidar do mundo, nossa casa comum.

IRMÃOS DE TAIZÉ CHEGAM AO PORTO NO INÍCIO DE FEVEREIRO

Depois do Encontro Europeu em Lisboa, no final de 2004, vamos reunir-nos este ano no Porto, de 13 a 16 de Fevereiro, para celebrar juntos as Fontes da Alegria, no louvor, na partilha e no testemunho.

Neste segundo Encontro Ibérico de Jovens (depois do que teve lugar em Sevilha, em Maio do ano passado), milhares de jovens vão procurar aprofundar a compreensão do mistério da fé e empenhar-se para transformar o mundo e partilhar a alegria de viver.
Do norte ao sul de Portugal, de Coimbra à Madeira, de Faro aos Açores, e mesmo nas comunidades emigrantes de diferentes países, já há muitas centenas de jovens portugueses a preparar-se para ir passar o fim-de-semana de Carnaval ao Porto. Também em Espanha, há grupos a preparar peregrinações em várias cidades.

E, do Brasil à Polónia, do Chile à Lituânia, da Noruega à Eslovénia, do Reino Unido à Sérvia, passando pela Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Itália ou Hungria, as inscrições não param de chegar à nossa caixa de correio electrónico em Taizé!
O Encontro Ibérico será assim alargado a todos os que se queiram juntar a nós nesta aventura que iremos viver na Invicta.
Eu e o irmão Cristian estaremos no Porto a partir de dia 1 de Fevereiro. Juntamente com os jovens voluntários, nas duas semanas que precedem o Encontro Ibérico, teremos orações quotidianas às 19 horas, de Segunda a Sexta-feira, no centro do Porto, na Igreja de S. José das Taipas (Rua Doutor Barbosa de Castro).
Todos são bem-vindos a estes momentos de oração, que vão marcar a última etapa da preparação da peregrinação de confiança ao Porto.
O irmão Alois chegará a Portugal directamente da Ásia, onde vai participar no Encontro de Manila. E um pequeno grupo de irmãos juntar-se-á a nós, indo de Taizé ao Porto para os quatro dias do Encontro.
Irmão David, Comunidade de Taizé

BISPO DE BEJA LAMENTA LEGALIZAÇÃO DO CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

D. António Vitalino, Bispo de Beja, disse que se cometeram “várias desigualdades” no que se refere aos direitos fundamentais quando o Parlamento aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, “igualando aquilo que é, por natureza, desigual, o casamento de pessoas de sexo diferente e a união, digo casamento, de pessoas do mesmo sexo”.
O prelado aponta o dedo aos “jogos políticos dos nossos representantes eleitos, que cedem a pressões de lóbis ou interesses pessoais, mesmo que isso vá contra o senso comum ou o comum sentir da maioria dos cidadãos”.

Na sua nota semanal para a «Rádio Pax», D. António Vitalino lamenta também a recusa a um referendo sobre a matéria, assinalando que “cidadãos que se movimentaram no sentido de cumprir a Constituição para requerer o referendo não são considerados”.
“O facto de os promotores do referendo terem sido postos de parte por uma simples votação no Parlamento, vem desmotivar ainda mais os cidadãos da vida pública. Afinal parece que nem todos estão interessados nessa participação”, acusa.

Falando aos cristãos, apela a que não deixem de lado as suas convicções mais profundas e indica o caminho para o futuro: “Teremos de promover o casamento heterossexual e a família dele resultante, pois só este contribui para o desenvolvimento integral da nossa sociedade e dará segurança, confiança e esperança à geração dos mais velhos, que já não pode voltar atrás, para corrigir eventuais lacunas”.

SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

No próximo Domingo, dia 31 de Janeiro, as nossas Comunidades de língua Portuguesa de Lausanne preparam-se para viver um dos momentos mais significativos da própria caminhada de Fé: é o Sacramento da Confirmação, que será conferido a 68 jovens e adultos, pelo Bispo Emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria, na Eucaristia solene que será celebrada às 10h.30 na Basílica de Notre Dame no Valentin em Lausanne.

Na experiência concreta deste ano, os nossos jovens e adultos foram preparados para este momento através de uma caminhada de fé, conduzida com encontros semanais, orientados pelos sacerdotes da nossa Missão, P. Aloísio e P. José Carlos. Foram progressivamente redescobrindo e meditando os mistérios da fé e sobretudo a profundeza e a beleza da vida cristã.

O convite, para todos, é que possamos acompanhar nestes dias estes 68 jovens e adultos, com a nossa oração e a nossa intercessão a Deus, para que este momento de vida e experiência com Deus, possa constituir para cada um, não um objectivo alcançado mas um começo de uma aliança nova e de uma caminhada a realizar junto de Jesus Cristo, que quer-se fazer amigo e companheiro nas estradas da vida que muitas vezes, não são nada fáceis.