dimanche 4 octobre 2009

EDITORIAL

Outubro, mês de retorno à normalidade, mês definitivo do arranque da nossa catequese.
Depois da euforia do Verão e do calor, o Outono surge-nos como o mês da troca de Estação. Começa o frio a apertar, os dias a diminuírem, as pessoas chegam a casa cada vez mais de noite e parece que uma melancolia geral nos invade, ajudada pelo aspecto geral da paisagem, que começa a abandonar os seus tons esverdeados, adoptando uma coloração acastanhada.
Para a nossa Missão, no entanto, Outubro é tradicionalmente um mês de festa: é o mês da festa do acolhimento dos pequeninos do 1º Catecismo, que pela 1ª vez vêm descobrir a realidade da catequese, à descoberta do amigo Jesus.

É o mês da festa de Maria, Mês do Rosário.
Temos motivos para estar alegres, e fugir à melancolia que os dias normais de trabalho e de escola provocam em muitos de nós. Há que aproveitar estes acontecimentos para levar um bocadinho do Espírito Santo connosco.
Só ele pode tornar menos cinzentos os nossos dias e fazer-nos enfrentar com um sorriso nos lábios todas as adversidades que nos aparecem, tendo a certeza que, por muito difíceis que as coisas possam ser, dias menos cinzentos virão, tal como na natureza as plantas voltarão a nascer quando chegar a Primavera.

Pe. Aloísio

ANO SACERDOTAL

"Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote"
A Igreja Católica celebra em todo o mundo o Ano Sacerdotal, convocado pelo Papa Bento XVI para salientar a importância do papel e missão dos padres na igreja e na sociedade.
A abertura do Ano Sacerdotal, em dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ocorreu na data em que se comemoram 150 anos sobre a morte de São João Maria Vianney, mais conhecido pelo Santo Cura de Ars, proclamado como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo.
Em Roma, o papa deu início ao Ano Sacerdotal com a celebração das Vésperas na Basílica de S. Pedro, no Vaticano, perante as relíquias do santo, levadas pelo bispo de Belley-Ars.
Um encontro mundial de sacerdotes, na praça de São Pedro, assinalará, a 19 de Junho de 2010, o encerramento da iniciativa.
"Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote" é o tema escolhido pelo Papa para o Ano Sacerdotal, durante o qual está prevista a edição de uma espécie de guia para confessores e directores espirituais e a publicação de um conjunto de textos de Bento XVI sobre questões essenciais da vida e da missão sacerdotal.
Na homilia da Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus, o Papa fez um alerta para os perigos da secularização intrínseca na Igreja, apelando aos sacerdotes para que sejam exemplo "do que é uma verdadeira devoção à Eucaristia".
"É sempre forte a tentação de reduzir a oração a momentos superficiais e apressados, deixando-se submergir pelas actividades e preocupações terrenas", disse o Papa.

O Ano Sacerdotal é ainda visto como uma oportunidade para aprofundar o sentido pastoral, teológico e espiritual do sacerdócio, pretendendo-se que os sacerdotes redescubram a sua missão, na unidade com os outros presbíteros e com o bispo da respectiva diocese.
Pe. A. Araújo

IGREJA CELEBRA EM OUTUBRO O MÊS DO ROSÁRIO...

Assim como o alimento é indispensável para o corpo, a oração é essencial para o Espírito. É exactamente na oração que encontramos forças para viver os ensinamentos de Cristo e enfrentar as dificuldades que a vida diariamente nos apresenta. Quem reza busca forças para imitar a Maria, mãe de Jesus e dizer o seu "sim" ao projecto de Deus.

Por ter respondido positivamente ao chamamento de Deus e ter aceitado ser Mãe de Jesus e nossa Mãe, Maria é venerada por toda a Igreja como modelo de Missionária e a nossa mais poderosa intercessora junto ao Pai. O Rosário é uma forma que encontramos de dialogar com o Senhor através de Maria, serva Bem-Aventurada, repleta de virtudes, que iluminam e motivam a caminhada da Igreja.

... E O MÊS DAS MISSÕES

O mês de Outubro, em toda comunidade cristã, é celebrado como o Mês das Missões! Tempo de lembrarmos, de maneira especial, todos os missionários que dedicaram suas vidas pelo bem do próximo. Ainda hoje, são muitos os que deixam suas terras e partem para lugares desconhecidos e necessitados de ajuda humanitária…

O jesuíta São Francisco Xavier é o patrono das Missões. Em pleno século XVI, ele deixou a Espanha e foi à Índia, depois ao Japão e sonhou em chegar até a China…
Que força interior motivava esse gigante a tanta proeza?
Ao tomar conhecimento da sua vida, percebe-se a clareza que ele tinha, na sua visão de mundo e de missão. Ele tinha uma “causa” que o impulsionava: anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo!

É necessário, de facto, na nossa vida, ter uma “causa” que nos motive a assumir com determinação a própria existência.
Dizemos com tanta facilidade que a nossa sociedade está carente de líderes e esquecemo-nos de que cada um de nós, no seu lugar de origem, tem esta grande tarefa que é fazer a diferença no meio onde se encontra.
Nos dias de hoje, vivemos rodeados de vasta literatura e inúmeros cursos que apontam para a necessidade de termos consciência da nossa missão pessoal, para sermos líderes competentes nas funções que exercemos… Somos instigados a resgatar a liderança inerente a toda pessoa e o que cada um tem de melhor e colocá-lo a serviço dos demais.

Inácio de Loyola, Francisco Xavier, fizeram a diferença no tempo em que viveram e deixaram as suas marcas… A actuação de cada um permanece como setas indicando um caminho a seguir… Deram suas vidas para o bem da humanidade.
Lembranças mais recentes trazem-nos à memória Abbé Pierre ou Madre Teresa, que também deixaram marcas significativas na história da Igreja. Eles tinham o dom de acolher as pessoas, independentemente da sua classe social, devolvendo-lhes a dignidade e o sentido da vida…
Sabemos que os exemplos arrastam… Olhemos, pois, para esses luzeiros que apontam que dedicar a própria vida a uma causa, vale de facto a pena!

Em algum momento de sua história, você já parou para pensar na sua missão pessoal? Qual a causa que move a sua existência?
Que a nossa missão seja, verdadeiramente, a razão da nossa existência.

José Martinho

NOTÍCIAS DA CATEQUESE

Neste início de ano lectivo, a nossa catequese está em constante actividade.
Para que o ano começasse em força, no início de Setembro os catequistas realizaram a reunião de preparação e distribuição de grupos.
Nos passados dias 25 a 27 de Setembro, realizou-se um fórum cantonal de Catequistas ( ver artigo nesta edição) em que oramos, reflectimos e partilhamos idéias para melhorar a Catequese.
A partir dos dia 3 e 4 de Outubro, a Catequese regressa aos horários e locais específicos de cada ano, preparada para mais uma caminhada que se quer fecunda e persistente. Para isso contamos com o precioso apoio dos pais dos nossos catequizandos.
Nos próximos dias 24 e 25 de Outubro, iremos realizar a Celebração de acolhimento da Catequese.
Receber em festa os pequeninos que iniciam a sua caminhada na catequese e descobrem o “amigo Jesus”.

“ÉCLATS 09” : UM FÓRUM PARA CATEQUISTAS DO CANTÃO DE VAUD

Esta iniciativa foi realizada pela primeira vez, em Echallens e Etagnières, no fim de semana de 25, 26 e 27 de Setembro, contando com a participação de algumas e alguns catequistas da Missão portuguesa.

A idéia amadureceu durante muitos meses: proporcionar aos cerca de 850 catequistas voluntários do cantão de se encontrarem e conhecerem. O objetivo de tal evento foi, numa primeira abordagem, a possibilidade da Igreja exprimir a sua gratidão a todos quantos disponibilizam o seu tempo e energia pela causa da Catequese. Sem eles, como poderá a Palavra de Deus ressoar nos ouvidos (a palavra "catequese" significa precisamente "eco") das crianças e adolescentes do cantão?
Mas foi também uma oportunidade de pensar o futuro. Não raras vezes, a(o) catequista considera que a sua paróqia se encontra geográficamente delimitada. “Eclats 09” quis dar a possibilidade de ver mais longe: estamos todos envolvidos num movimento que vai além dos nossos limites pessoais. O contacto e intercâmbio com outros catequistas, levando a mesma missão, abre horizontes, revigora, e proporciona novos vôos.

Acredito que quem participou nos ateliers perceberá que as palavras não chegam para descrever a experiência vivida.

O evento terminou com a Eucaristia do envio dos catequistas de todo o cantão, e contou com a presença de muitos dos nossos.
Com um abraço e um muito obrigado à Igreja Católica por ter organizado esta iniciativa, e à nossa Missão por nos ter inscrito.


Patrícia Sampaio

PASSEIO DE CATEQUISTAS

Como já é habitual, com o terminar do ano catequético é tempo de festejar e celebrar
com os catequistas da nossa comunidade de Lausanne. Desta vez surgiu a idéia da realização de um passeio com almoço-convívio fora da nossa cidade. Foi no dia 28 de Junho, um dia na zona mais alta da suiça francófona, uma saída para um convívio e partilha na montanha.

Um pouco diferente do que é habitual, este passeio foi “uma espécie de gesto de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho, quase sempre silencioso e difícil, que os catequistas realizam em favor da comunidade semana após semana, mês após mês, ano após ano, gastando o seu tempo, a sua paciência, e muitas vezes o seu dinheiro e a sua saúde em favor do próximo”.
A saída do autocarro aconteceu pela frescura da manhã. Ao iniciarmos o nosso périplo, logo à saída, uma oração de viagem feita pelo padre Aloísio.
Uma pequena paragem para tomar o pequeno-almoço e partimos logo de seguida, pelas curvas bem fechadas e sinuosas da subida até ao famoso lago dos dez. Entre algum receio e bastante fascínio, lá chegámos.

Um tempo de partilha muito proveitoso , saboroso e longo como o piquenique.
Após o almoço fomos visitar a barragem. Aqui e ali íamos sentindo o cansaço que uma experiência destas sempre representa. Subir a pé, ou de teleférico para aqueles cuja mobilidade já não é a mesma de outrora. Mas iam sempre surgindo momentos revitalizantes e revigorantes que superavam esse cansaço, os risos e as bricadeiras daqueles que ainda gostam de jogar com a neve em pleno mês de Junho.

O tempo passa rapido e é preciso deixar este lindo pico da barragem da grande Dixance para voltar às nossas casas. Já o sol tinha fugido quando chegámos a Lausanne, mas a alegria e convívio entre todos foi excelente. De facto, muita alegria e emoção marcaram este nosso encontro!

Foi-nos proporcionado um momento bonito, uma experiência diferente. E que haja mais, pois... "Ser feliz é fazer os outros felizes".
algumas catequistas

UMA TARDE BONITA!...

Outubro. Primeiro Sábado.
O sol raiava no dia...
Crianças, adolescentes,
Enchiam o nosso templo
Para mais uma caminhada
De vida, luz, alegria.

Começava a catequese,
Era lançada a semente
Em canteiro generoso...
A semente irá florir,
Desanuviar, colorir
Este mundo nebuloso.

Cantavam alegremente
Ali, em frente ao Senhor,
Disponíveis para cuidar,
Com todo o zelo e ternura,
A semente pequenina
Em seus corações de amor.

Vozes, gritos juvenis
Ecoavam em nossa igreja.
A alegria reinava...
Foi uma tarde bonita!...
Nossa Senhora sorria
Nosso Jesus se alegrava.
Ana Maria Ramos

SINAIS DOS TEMPOS!!!

Entramos em Outubro chamado, e bem, o mês do Rosário e o mês das Missões. No meio de tantos títulos que proliferam para quase todos os dias do ano e anos, bom seria que estas duas características não se volatilizassem e todos nós tomássemos a sério as exigências que isto implica, pois o Rosário é a oração dos crentes, a salmodia do povo, e o sentido missionário faz parte da vocação cristã. Ser missionário no anúncio, noutros povos e continentes e também sê-lo "aqui e agora. Ser sal da terra, ser a luz do mundo...", como nos encarregou Jesus, não pode ficar só em frase bonita e dela se fazer poesia ou dissecação química, mas temos que assumir com alegria pela fidelidade ao nosso baptismo a partir do qual fomos consagrados como "sacerdotes, profetas e reis".
Hoje é urgente que todo o cristão mostre, pelas palavras, opções, sentido de vida a grandeza da sua vocação e a coerência com ela, pois o mundo está a desertificar-se, no que diz respeito a valores, pois tudo é relativizado ao gosto de cada momento, mesmo que destrua. Leis há que se querem aprovar e que, à primeira vista, não são mais do que um pretender codificar "comportamentos desviantes" e, se calhar, dos que as propõem e assim poderem não ser apontados. Em nome da igualdade põe-se a vida e a morte como iguais ...revestindo de pele de ovelha os lobos devoradores.
Todos sabemos que se progrediu muito, na técnica, na ciência e outras realizações... mas em humanidade está a regredir-se milhares de anos.
Pe. Aloísio

PAPA VISITA PORTUGAL EM MAIO

Bento XVI aceitou o convite feito pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e vai visitar Portugal, pela primeira vez, em Maio do próximo ano, altura em que presidirá às cerimónias religiosas de 13 de Maio, em Fátima.

"Sua Santidade o Papa Bento XVI efectuará uma visita a Portugal no próximo ano, em resposta ao convite que lhe foi endereçado pelo Presidente da República. Para lá do programa oficial, Sua Santidade o Papa Bento XVI deslocar-se-á ao Santuário Mariano de Fátima, onde presidirá às cerimónias religiosas de 13 de Maio", lê-se na nota publicada no site da Presidência da República.

A visita de Bento XVI a Fátima será a quinta deslocação de um Papa ao Santuário Mariano português. A primeira deslocação foi efectuada por Paulo VI, a 13 de Maio de 1967, para assinalar os 50 anos das primeiras aparições. Na altura, e para mostrar o desagrado do Vaticano para com o regime político português, Paulo VI deslocou-se unicamente a Fátima, tendo o avião da Alitália que o transportou aterrado na base de Monte Real. O papa João Paulo II efectuou três deslocações a Fátima, integradas em visitas a Portugal. A primeira foi a 13 de Maio de 1982 e destinava-se sobretudo a agradecer a Nossa Senhora a protecção que lhe concedeu no atentado de que fora vítima no ano anterior, a 13 de Maio, em plena Praça de São Pedro.

O Cardeal Joseph Ratzinger, agora com 82 anos, tornou-se o 266.º papa em 19 de Abril de 2005, 17 dias após a morte do polaco João Paulo II, que tinha visitado Portugal pela última vez em 12 e 13 de Maio de 2000.

DOMINGOS SOLIDÁRIOS

Pelo terceiro ano consecutivo, de Outubro a Março de 2010, sob o impulso do Departamento Solidariedade da Igreja católica VD, terão lugar os “Domingos Solidários”. Este ano, respondendo aos anseios manifestados desde o início pelos seus responsáveis, a novidade é que se realizarão em dois locais diferentes: na paróquia de Ste-Thérèse em Lausanne no 2°. Domingo de cada mês, e na paróquia de St-François em Renens no último Domingo de cada mês.
Para além de outras actividades, uma refeição comunitária é servida. Estas refeições são preparadas por voluntários, e destinam-se a todos, sobretudo aos mais desfavorecidos, às pessoas sós ou muito ocupadas… São um tempo e um espaço de fraternidade, de partilha, de criatividade, para aqueles que desejem viver o Domingo num espírito de convivialidade. Antídoto ao individualismo, proporcionando encontros agradáveis e priviligiando a permuta de idéias, estes almoços são uma experiência humana extremamente enriquecedora para quem neles participa.
No 2°. e último Domingos de cada mês, nas salas situadas no piso inferior da igreja Ste-Thérèse – Lausanne e St-François – Renens, respectivamente, sejam bem-vindos desde as 11:00 para um aperitivo sem álcool, seguido de uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e um café.
Para mais informações: José Martinho, 079 277 92 14.

JOVENS “TUGAS” EM PARIS 19, 20 e 21 SETEMBRO – 3°. ANIVERSÁRIO

No ano passado, o grupo de jovens os “ Tugas” festejaram o seu 2° Aniversário na Itália. Este ano os animadores do grupo, o Nuno e a Ana Sofia, propuseram aos jovens comemorar em Paris. Todos gostaram da ideia.

No dia 19 de Setembro, tínhamos encontro às 02h00 da manhã em frente da estação de Lausanne para nossa viagem a Paris. A maior parte dos jovens não descansaram nada antes da partida, pois eles esperavam há muito tempo este dia. A nossa viagem de noite foi muito animada, com muita música, piadas e não foi muito fácil de dormir durante a viagem, mas o mais importante é que estávamos todos unidos.
A nossa primeira paragem foi Disneyland - Paris, um complexo
turístico da The Walt Disney Company. Os jovens divertiram-se muito neste grande parque de atracções, no final do dia assistimos à “parade”, um desfile com os grandes bonecos da Wald Disney. Foi mesmo um dia inesquecível para nós todos. No final da tarde fomos para Nogent Sur Marne, para o nosso hotel. De noite, os Tugas estavam cansados, mas o que eles queriam era aproveitar ao máximo este fim de semana, alguns foram passear, outros foram ao bowling e alguns ficaram no hotel a jogar à sueca.

No Domingo 20 de Setembro, fomos visitar a cidade de Paris, um guia estava à nossa espera para visitar esta linda cidade rica em história e com muitos monumentos.
Tivemos a oportunidade de ver:
- O Sacré Coeur, um templo da Igreja Católica Romana dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
- A Igreja de São Pedro de Montmartre, a mais antiga da cidade de Paris.
- O Arco do Triunfo, construído em comemoração das vitórias militares de Napoleão Bonaparte.
- A Torre Eiffel inaugurada em 31 de Março de 1889, que foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa.
Na hora do almoço comemos no Champ de Mars, ao lado da Torre Eiffel, é uma das maiores áreas verdes em Paris. Na parte de tarde continuamos a nossa visita, fomos ver a Catedral de Notre Dame de Paris, dedicada a Maria, e acabamos a nossa visita no bairro des Marais, onde comemos crepes e gelados e onde os Tugas puderam mostrar os seus talentos de artistas da bola, houve bastante admiradores e fãs dos Tugas! À noite, estávamos todos cansados, mas não queríamos ir para cama, ainda tivemos coragem de sair para ver a Torre Eiffel iluminada, foi espectacular! No dia 21 tínhamos o dia livre, os jovens aproveitaram fazer shopping ou de passear. As 15h00 estávamos a caminho para regressar à Suiça.
Para concluir, este fim-de-semana correu muito bem, foi vivido com muita emoção, com divertimentos, visitas e descobertas. Os 30 jovens portaram-se muito bem. As saídas dos jovens Tugas permitem de continuar a consolidar o grupo, aprendendo a conhecer-nos melhor, a respeitar-nos e a alimentar uma amizade cada vez mais forte entre os membros do grupo. Estamos todos prontos para uma próxima viagem.

Como no ano anterior, aproveitamos para agradecer ao Pe. Aloísio e à nossa Presidente Adozinda da Silva, que sempre nos fizeram confiança e que nos apoiaram desde que o grupo foi criado, aos pais dos Jovens que nos confiaram outra vez os seus filhos e que tiveram confiança nos animadores do grupo e a todas as pessoas da Comunidade que também nos apoiaram até hoje.
No Inicio de Outubro, o Grupo de Jovens os “TUGAS” terá novos projectos, continuaremos ainda com o nosso projecto social ajudar as associações como l’ARFEC (Association Romande des Familles d'Enfants atteints d'un Cancer) e ELA (maladies génétiques orphelines). Quem quiser pode visitar o nosso website
www.grupojovenstugas.com para lerem os objectivos do grupo e as nossas actividades.
Nuno Pires e Ana Sofia Fernandes